Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/59087
Título: | Decisões curriculares dos professores na organização dos processos de ensinoa-prendizagem: estudo exploratório no contexto da reforma educativa em Angola |
Autor(es): | Quintas, Feliciano Kuyayala |
Orientador(es): | Morgado, José Carlos |
Palavras-chave: | Decisões curriculares Ensino-aprendizagem Prática educativa Reforma educativa Curricular decisions Teaching-learning Educational practice Educational reform |
Data: | 2018 |
Resumo(s): | O trabalho de dissertação é um projeto que tem começo e, nessa altura, tudo leva a crer
que também terá um fim. É o caso desta dissertação, cujo texto resulta da pesquisa feita
sobre as decisões curriculares dos professores na organização e concretização dos processos
de ensino-aprendizagem no contexto da reforma educativa em Angola. Nessa abordagem
analisámos os documentos que os professores utilizam, nomeadamente os planos de aulas,
e ouvimos as opiniões de alguns professores do ensino primário, através da aplicação de um
questionário dirigido aos docentes de algumas escolas do Município sede da província de
Benguela. Ao longo da dissertação analisamos as decisões curriculares dos docentes e
tentamos compreender a importância dessas decisões na perspetiva do desenvolvimento
curricular e consequentes processos de ensino-aprendizagem no contexto angolano, bem
como os pressupostos que lhes subjazem e seus reflexos em termos de reforma educativa
em Angola. Além disso, tentamos também caracterizar o perfil dos professores deste nível
de ensino e averiguar se estão preparados para concretizar os objetivos da reforma do atual
sistema de ensino.
O estudo permitiu concluir que a tomada de decisões curriculares na organização dos
processos de ensino-aprendizagem dos professores desta província, nas escolas do
município, além de ser influenciada pelos problemas económicos, sociais e políticos que
afectam as prórias comunidades em que as escolas se localizam, limita-se, essencialmente,
à transmissão de conhecimentos aos alunos, sendo esta a prática mais comum, o que
remete o currículo para a sua condição mais restrita, ou seja, como um cojunto de conteúdos
a transmitir aos alunos. Além disso, a excessiva dependência dos professores dos manuais
escolares e a formação deficitária da maior parte deles contribuem para que o ensino e a
aprendizagem se norteiem por parâmetos de índole mais conservadora e mais técnica. De
facto, as práticas educativas que existem na maioria das escolas enquadram-se mum modelo
mais tecnicista, em que se privilegiam a memorização e utilização dos conhecimentos
memorizados para obter determinados fins.
O perfil dos professores deste ensino nível caracteriza-se, essencialmente, por ser o de
um profissional mais técnico, que privilegia a transmissão de conhecimentos e, por isso, se
inscreve numa modalidade de ensino mais consonante com a pedagogia por objetivos, com
as consequências que daí resultam para os estudantes – a tendência de os estimular a fazer
da memorização dos conhecimentos a principal finalidade. Um aspeto preocupante se
tivermos em conta a necessidade de garantir uma educação com qualidade para as novas
gerações e para modernizar o país, fazendo de Angola uma referência do continente africano. The dissertation work is a project that has a beginning and, at that time, everything leads one to believe that it will also have an end. This is the case of this dissertation, whose text results from the research done on the curricular decisions of the teachers in the organization and concretization of the teaching-learning processes in the context of the educational reform in Angola. In this approach we analyzed the documents teachers use, namely the lesson plans, and we heard the opinions of some teachers of primary education, through the application of a questionnaire addressed to the teachers of some schools of the county seat of the province of Benguela. Throughout the dissertation we analyze the curricular decisions of the teachers and try to understand the importance of these decisions in the perspective of curricular development and consequent teaching-learning processes in the Angolan context, as well as the underlying presuppositions and their reflexes in terms of educational reform in Angola. In addition, we also try to characterize the profile of teachers at this level of education and to see if they are prepared to achieve the objectives of the reform of the current education system. The study made it possible to conclude that curricular decision making in the organization of the teaching-learning processes of the teachers of this province in the schools of the municipality, besides being influenced by the economic, social and political problems that affect the communities communities in which the schools are located , is essentially limited to the transmission of knowledge to students, which is the most common practice, which refers the curriculum to its most restricted condition, that is, as a set of contents to be transmitted to the students. In addition, excessive teacher dependence on school textbooks and the poor training of most of them contribute to the fact that teaching and learning are guided by more conservative and more technical parameters. In fact, the educational practices that exist in most schools fit into a more technical model, in which the memorization and use of memorized knowledge is favored in order to obtain certain ends. The profile of the teachers at this level of education is essentially characterized by a more technical professional, who favors the transmission of knowledge and, therefore, is part of an education that is more consonant with pedagogy by objectives, with the consequences which result for students - the tendency to encourage them to make the memorization of knowledge the main purpose. This is a worrying aspect if we take into account the need to guarantee a quality education for the new generations and to modernize the country, making Angola a reference of the African continent. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Desenvolvimento Curricular e Inovação Educativa) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/59087 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Feliciano Kuyayala Quintas.pdf | 2,3 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |