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dc.contributor.advisorPacheco, José Augustopor
dc.contributor.authorVieira, Ana Paula da Cruz Monteiropor
dc.date.accessioned2019-02-18T09:19:08Z-
dc.date.available2019-02-18T09:19:08Z-
dc.date.issued2018-
dc.date.submitted2018-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/59084-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Desenvolvimento Curricular e Inovação Educativa)por
dc.description.abstractA presente investigação tem na sua essência a temática da avaliação na educação de infância, mais concretamente na valência de creche. Sendo este tema bastante discutido pelos profissionais e pouco consensual, e dada a sua relevância para uma educação de qualidade, é importante perceber a pertinência que a avaliação tem na prática pedagógica dos educadores de creche, como a perspetivam e como a praticam. Revelou-se igualmente importante perceber que tipo de conhecimento têm dos normativos emanados pelo Ministério da Segurança Social e como é feita a sua articulação na prática. Para alcançarmos estes objetivos realizamos uma investigação de cariz qualitativo, com recurso à análise documental e à entrevista semiestruturada como técnicas de recolha de dados. Foram entrevistadas cinco educadoras de infância, com funções letivas na valência de creche, em cinco instituições de Solidariedade Social (IPSS) da cidade de Braga. Recorremos à análise de conteúdo como técnica para analisar os dados obtidos através dos discursos das participantes. Os resultados desta análise, em termos gerais, apontam para uma valorização, por parte das educadoras, do processo avaliativo na valência de creche, apesar da falta de formação todas incluem a avaliação na sua prática pedagógica. O conhecimento dos normativos e dos referenciais avaliativos é muito superficial, não se verifica homogeneidade relativamente aos procedimentos e à articulação destes com a prática. Os dados revelam também desinteresse e pouca preocupação por parte dos pais face à avaliação nesta faixa etária.por
dc.description.abstractThe present research has at its core the theme of evaluation in the education of childhood, more concretely in the valence of day care. Since this topic is much discussed by the professionals and little consensual, and given its relevance to quality education, it is important to realize the relevance of evaluation in the pedagogical practice of day care educators, how they perceive it and how to practice it. It was also important to understand what kind of knowledge that they have from the regulations issued by the Ministry of Social Security and how they are articulated in practice. In order to reach these objectives, we conduct a qualitative research, using documentary analysis and a semistructured interview as data collection techniques. Five nursery teachers, with teaching functions in the valency of day care, were interviewed in five Social Solidarity Institutions (IPSS) in the city of Braga. We used content analysis as a technique to analyse the data obtained through the participants' discourses. The results of this analysis, in general terms, point to a valuation by the educators of the evaluation process in the valency of day care, despite the lack of training, all include evaluation in their pedagogical practice. Knowledge of normative and evaluative references is very superficial, there is no homogeneity regarding the procedures and their articulation with practice. The data also reveals parents’ disinterest and little concern regarding the evaluation in this age group.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectAvaliaçãopor
dc.subjectCrechepor
dc.subjectPráticaspor
dc.subjectManual de processos chavepor
dc.subjectEvaluationpor
dc.subjectNurserypor
dc.subjectPracticespor
dc.subjectManual of key processespor
dc.titleAvaliação em creche: as conceções dos educadores sobre avaliaçãopor
dc.title.alternativeEvaluation in kindergarten: the conceptions of childhood educators on evaluationpor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid202169022por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade17 valorespor
sdum.uoeiInstituto de Educaçãopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
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