Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/59080
Título: | Literacia científica sobre sismos: um estudo com alunos açorianos no final do 1.º CEB e respetivos pais |
Outro(s) título(s): | Scientific literacy on earthquake: a study with Azorean students at the end of primary school and respective parents |
Autor(es): | Tavares, Maria da Graça da Costa |
Orientador(es): | Varela, Paulo |
Palavras-chave: | Literacia científica Literacia sobre sismos Medidas de autoproteção 1.º CEB Scientific literacy Earthquake literacy Self-protection measures 1st CEB |
Data: | 2018 |
Resumo(s): | Em Portugal, nos últimos anos, a promoção da literacia científica passou a assumir o
estatuto de principal finalidade da educação em ciência. O sismo é um desastre natural, fruto de
um processo geológico, que está entre os principais problemas de muitos países, sendo
impossível evitá-lo, é possível dirimi-lo, pois, a extensão do dano deste desastre é inversamente
proporcional ao nível de consciência das pessoas.
O Arquipélago dos Açores, dado o seu enquadramento geodinâmico, é marcado por uma
importante atividade sísmica e vulcânica, o que implica a necessidade da população deter
determinados conhecimentos específicos sobre os sismos, as medidas de autoproteção e os
comportamentos a adotar perante este evento natural. Neste sentido esta investigação pretendeu
averiguar a literacia científica de alunos, no final do 1.º Ciclo do Ensino Básico e respetivos pais
no que concerne aos sismos.
A recolha de dados foi efetuada através de entrevistas semiestruturadas a 15 alunos e 15
pais, dos três agrupamentos da ilha de São Jorge, incidindo sobre as conceções, procedimentos
e atitudes face aos sismos. Identificaram-se, ainda, as fontes de conhecimento, no que diz
respeito aos alunos e caracterizou-se a transmissão de conhecimentos dos pais, no que à
temática em estudo diz respeito.
Os dados obtidos revelaram que a maioria dos participantes do estudo define os sismos
como “a terra a tremer”, associando a esta conceção as suas consequências negativas em
termos de danos materiais e humanos, em vez de apresentarem uma explicação científica.
Existe na maioria dos inquiridos, a noção de que vivem em zona de maior risco sísmico. No
entanto, tal perceção, não se traduz na adoção de um comportamento conducente com essa
perceção. Reconhecem a importância de uma atitude calma, no entanto muitos dos pais
admitem que esta não existirá. A grande diferença encontrada situa-se na eventual
previsibilidade de um sismo, em que a maioria dos pais afirma que os animais os pressentem,
enquanto que a maioria dos alunos afirma o contrário. Excecionando-se a conceção dos alunos
quanto à previsibilidade dos sismos pelos animais, os resultados deste estudo são concordantes
com estudos anteriores.
Face a estes resultados, recomenda-se a promoção do nível de literacia funcional das
populações e o incremento do seu nível de autoeficácia no que diz respeito aos sismos. Para a
concretização de um comportamento de autoproteção é necessário um determinado nível de
informação e a crença da eficácia da sua ação. In Portugal, in recent years, the promotion of scientific literacy has come to assume the status of main purpose of education in science. The earthquake is a natural disaster, result of a geologic process, which is among the main problems of many countries and it if is impossible to avoid it, it is possible to minimize it, because the extent of the damage of this disaster is inversely proportional to the level of people's consciousness. The Azorean Archipelago, due to its geodynamic framework, is marked by an important seismic and volcanic activity, which implies the need of the population to hold certain specific knowledge about earthquakes, the measures of self-protection and the behaviors to adopt before this natural event. In this sense, this research aimed to verify the scientific literacy of students at the end of primary school and its parents in relation to earthquakes. Data collection was done through semi-structured interviews with 15 students and 15 parents from the three groupings of the island of São Jorge, focusing on the conceptions, procedures and attitudes towards earthquakes. The sources of knowledge regarding the students were also identified and the knowledge transmission of the parents was characterized, as far as the subject under study is concerned. The data obtained revealed that most of the study participants define earthquakes as "earth shaking", associating this design with its negative consequences in terms of material and human damages, rather than presenting a scientific explanation. There is, in the majority of respondents, the notion that they live in a zone of higher seismic risk, however, such perception does not translate into the adoption of behavior conducive with this perception. They recognize the importance of a calm attitude, however many parents admit that it will not exist. The great difference found lies in the possible predictability of an earthquake, in which most of the parents say that the animals are aware of them, while most of the students say otherwise. Except for pupils' conception of the predictability of earthquakes by animals, the results of this study are consistent with previous studies. In view of these results, it is recommended to promote the level of functional literacy of populations and increase their level of self-efficacy with respect to earthquakes. Self-protection behavior requires a certain level of information and a belief in the effectiveness of its action. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Supervisão Pedagógica na Educação em Ciências) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/59080 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Maria da Graça da Costa Tavares.pdf | 3,29 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |