Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/59080

TítuloLiteracia científica sobre sismos: um estudo com alunos açorianos no final do 1.º CEB e respetivos pais
Outro(s) título(s)Scientific literacy on earthquake: a study with Azorean students at the end of primary school and respective parents
Autor(es)Tavares, Maria da Graça da Costa
Orientador(es)Varela, Paulo
Palavras-chaveLiteracia científica
Literacia sobre sismos
Medidas de autoproteção
1.º CEB
Scientific literacy
Earthquake literacy
Self-protection measures
1st CEB
Data2018
Resumo(s)Em Portugal, nos últimos anos, a promoção da literacia científica passou a assumir o estatuto de principal finalidade da educação em ciência. O sismo é um desastre natural, fruto de um processo geológico, que está entre os principais problemas de muitos países, sendo impossível evitá-lo, é possível dirimi-lo, pois, a extensão do dano deste desastre é inversamente proporcional ao nível de consciência das pessoas. O Arquipélago dos Açores, dado o seu enquadramento geodinâmico, é marcado por uma importante atividade sísmica e vulcânica, o que implica a necessidade da população deter determinados conhecimentos específicos sobre os sismos, as medidas de autoproteção e os comportamentos a adotar perante este evento natural. Neste sentido esta investigação pretendeu averiguar a literacia científica de alunos, no final do 1.º Ciclo do Ensino Básico e respetivos pais no que concerne aos sismos. A recolha de dados foi efetuada através de entrevistas semiestruturadas a 15 alunos e 15 pais, dos três agrupamentos da ilha de São Jorge, incidindo sobre as conceções, procedimentos e atitudes face aos sismos. Identificaram-se, ainda, as fontes de conhecimento, no que diz respeito aos alunos e caracterizou-se a transmissão de conhecimentos dos pais, no que à temática em estudo diz respeito. Os dados obtidos revelaram que a maioria dos participantes do estudo define os sismos como “a terra a tremer”, associando a esta conceção as suas consequências negativas em termos de danos materiais e humanos, em vez de apresentarem uma explicação científica. Existe na maioria dos inquiridos, a noção de que vivem em zona de maior risco sísmico. No entanto, tal perceção, não se traduz na adoção de um comportamento conducente com essa perceção. Reconhecem a importância de uma atitude calma, no entanto muitos dos pais admitem que esta não existirá. A grande diferença encontrada situa-se na eventual previsibilidade de um sismo, em que a maioria dos pais afirma que os animais os pressentem, enquanto que a maioria dos alunos afirma o contrário. Excecionando-se a conceção dos alunos quanto à previsibilidade dos sismos pelos animais, os resultados deste estudo são concordantes com estudos anteriores. Face a estes resultados, recomenda-se a promoção do nível de literacia funcional das populações e o incremento do seu nível de autoeficácia no que diz respeito aos sismos. Para a concretização de um comportamento de autoproteção é necessário um determinado nível de informação e a crença da eficácia da sua ação.
In Portugal, in recent years, the promotion of scientific literacy has come to assume the status of main purpose of education in science. The earthquake is a natural disaster, result of a geologic process, which is among the main problems of many countries and it if is impossible to avoid it, it is possible to minimize it, because the extent of the damage of this disaster is inversely proportional to the level of people's consciousness. The Azorean Archipelago, due to its geodynamic framework, is marked by an important seismic and volcanic activity, which implies the need of the population to hold certain specific knowledge about earthquakes, the measures of self-protection and the behaviors to adopt before this natural event. In this sense, this research aimed to verify the scientific literacy of students at the end of primary school and its parents in relation to earthquakes. Data collection was done through semi-structured interviews with 15 students and 15 parents from the three groupings of the island of São Jorge, focusing on the conceptions, procedures and attitudes towards earthquakes. The sources of knowledge regarding the students were also identified and the knowledge transmission of the parents was characterized, as far as the subject under study is concerned. The data obtained revealed that most of the study participants define earthquakes as "earth shaking", associating this design with its negative consequences in terms of material and human damages, rather than presenting a scientific explanation. There is, in the majority of respondents, the notion that they live in a zone of higher seismic risk, however, such perception does not translate into the adoption of behavior conducive with this perception. They recognize the importance of a calm attitude, however many parents admit that it will not exist. The great difference found lies in the possible predictability of an earthquake, in which most of the parents say that the animals are aware of them, while most of the students say otherwise. Except for pupils' conception of the predictability of earthquakes by animals, the results of this study are consistent with previous studies. In view of these results, it is recommended to promote the level of functional literacy of populations and increase their level of self-efficacy with respect to earthquakes. Self-protection behavior requires a certain level of information and a belief in the effectiveness of its action.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Supervisão Pedagógica na Educação em Ciências)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/59080
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Maria da Graça da Costa Tavares.pdf3,29 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID