Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/59056

TítuloA leitura da literatura na educação e formação de jovens e adultos: entre o direito e o dever
Outro(s) título(s)The role of literary reading in the education and training of young and adults: between the right and the duty
Autor(es)Dionísio, Maria de Lourdes
Palavras-chaveEducação de jovens e adultos
Leitura
Literatura
DataJan-2019
RevistaRevista Textura
CitaçãoDionísio, M.L. (2019). A leitura da literatura na educação e formação de jovens e adultos: Entre o direito e o dever. Textura - Revista de Educação e Letras, 21 (45), 51-66.
Resumo(s)A Declaração Europeia dos Direitos à Literacia inclui a leitura por prazer como um dos direitos dos cidadãos, sustentando-se nas avaliações internacionais de leitura que usam a leitura por prazer e literária também como indicador de proficiência. Neste sentido, tomamos, neste texto, o currículo português de Cursos de Educação e Formação de Jovens, como lugar de indagação do lugar da leitura literária na educação de jovens que viram a sua vida escolar reorientada dadas as suas trajetórias escolares de insucesso. Apesar do espaço concedido à leitura recreativa e resposta do leitor à obra literária, esta modalidade de leitura ocorre num quadro de dever e formatação dificilmente consonante com a formação de leitores assíduos e autónomos.
The European Declaration of the Right to Literacy includes reading for pleasure as one of citizens' rights, based on international reading assessments that take reading for pleasure and literary reading as an indicator of proficiency. In this sense, we take in this text the Portuguese curriculum of Youth Education and Training Courses, as a place of inquiry of the place of literary reading in the education of young people who have seen their school life reoriented, given their academic trajectories of failure. Despite the space granted to recreational reading and reader response to literary work, this mode of reading occurs in a framework of duty and formatting that is hardly consonant with the formation of regular and autonomous readers.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/59056
DOI10.17648/textura-2358-0801-21-45-4863
ISSN2358-0801
Versão da editorahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/4863
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
A leitura da literatura na EFJA.pdf231,69 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID