Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/58904

TitleA relação entre a gestão de recursos humanos e a gestão da qualidade
Other titlesThe relationship between human resources management and quality management
Author(s)Delgado, Ana Raquel Ferreira
Advisor(s)Domingues, Ivo
KeywordsGestão de recursos humanos
Gestão da qualidade
Melhoria contínua
Sistema de gestão da qualidade
Human resources management
Quality management
Continuous improvement
Quality management system
Issue date2018
Abstract(s)A gestão de recursos humanos busca a valorização do capital humano organizacional e a melhoria contínua dos seus resultados. As suas práticas permitem o alcance de serviços de excelência que primam pela qualidade. A gestão da qualidade resulta da procura de resultados excelentes alcançados à primeira. Estes devem estar alinhados com os objetivos institucionais, com a satisfação dos clientes e investidores e com processos de melhoria contínua. A sua relação é pois simbiótica. A gestão de recursos humanos permite a melhoria dos resultados e, consequentemente, da qualidade dos serviços prestados. A gestão da qualidade implica o alinhamento de estratégias que conduzam a uma melhor gestão do capital humano, permitindo a sua valorização e controlo. O presente relatório expressa uma estratégia da reflexão orientada para a análise de diversas tarefas, decorrentes do estágio realizado na empresa Quality Alive, sob orientação da Dra. Raquel Cristina Esteves De Araújo. Para tal foi realizada observação direta e participante, bem como a revisão de literatura. Esta opção recaiu sobre a possibilidade de se estabelecer uma análise sociológica compreensiva e explicativa sobre os fenómenos vivenciados, quer aquando das tarefas realizadas na instituição acolhedora, quer aquando das mesmas nas instituições clientes.
Human resources management seeks to enhance human organizational capital and to continually improve its results. Its practices allow the achievement of excellence services, which excel in quality. Quality management practices, pursuit excellent results at the first time, eliminating processual mistakes. These practices should be aligned with institutional objectives, with the satisfaction of clients and investors and with continuous improvement processes. The relationship is symbiotic. Human resources management allows the improvement of the results and, consequently, the quality of the services provided. Quality management implies the alignment of strategies that lead to a better management of human capital, allowing its valorisation and control. Thus, both receive benefits in equal measure. This report expresses a reflection strategy oriented to the analysis of various tasks, arising from the internship at Quality Alive, under the orientation of Dra. Raquel Cristina Esteves De Araújo. Direct and participant observation was carried out, as well as literature review. This option was based on the possibility of establishing a comprehensive and explanatory sociological analysis on the phenomena experienced, both during the tasks performed at the welcoming institution and at their clients.
TypeMaster thesis
DescriptionDissertação de mestrado em Sociologia (área de especialização em Organizações e Trabalho)
URIhttp://hdl.handle.net/1822/58904
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado

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