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https://hdl.handle.net/1822/58904
Título: | A relação entre a gestão de recursos humanos e a gestão da qualidade |
Outro(s) título(s): | The relationship between human resources management and quality management |
Autor(es): | Delgado, Ana Raquel Ferreira |
Orientador(es): | Domingues, Ivo |
Palavras-chave: | Gestão de recursos humanos Gestão da qualidade Melhoria contínua Sistema de gestão da qualidade Human resources management Quality management Continuous improvement Quality management system |
Data: | 2018 |
Resumo(s): | A gestão de recursos humanos busca a valorização do capital humano
organizacional e a melhoria contínua dos seus resultados. As suas práticas permitem o
alcance de serviços de excelência que primam pela qualidade. A gestão da qualidade
resulta da procura de resultados excelentes alcançados à primeira. Estes devem estar
alinhados com os objetivos institucionais, com a satisfação dos clientes e investidores e
com processos de melhoria contínua. A sua relação é pois simbiótica. A gestão de recursos
humanos permite a melhoria dos resultados e, consequentemente, da qualidade dos
serviços prestados. A gestão da qualidade implica o alinhamento de estratégias que
conduzam a uma melhor gestão do capital humano, permitindo a sua valorização e
controlo.
O presente relatório expressa uma estratégia da reflexão orientada para a análise
de diversas tarefas, decorrentes do estágio realizado na empresa Quality Alive, sob
orientação da Dra. Raquel Cristina Esteves De Araújo. Para tal foi realizada observação
direta e participante, bem como a revisão de literatura. Esta opção recaiu sobre a
possibilidade de se estabelecer uma análise sociológica compreensiva e explicativa sobre
os fenómenos vivenciados, quer aquando das tarefas realizadas na instituição acolhedora,
quer aquando das mesmas nas instituições clientes. Human resources management seeks to enhance human organizational capital and to continually improve its results. Its practices allow the achievement of excellence services, which excel in quality. Quality management practices, pursuit excellent results at the first time, eliminating processual mistakes. These practices should be aligned with institutional objectives, with the satisfaction of clients and investors and with continuous improvement processes. The relationship is symbiotic. Human resources management allows the improvement of the results and, consequently, the quality of the services provided. Quality management implies the alignment of strategies that lead to a better management of human capital, allowing its valorisation and control. Thus, both receive benefits in equal measure. This report expresses a reflection strategy oriented to the analysis of various tasks, arising from the internship at Quality Alive, under the orientation of Dra. Raquel Cristina Esteves De Araújo. Direct and participant observation was carried out, as well as literature review. This option was based on the possibility of establishing a comprehensive and explanatory sociological analysis on the phenomena experienced, both during the tasks performed at the welcoming institution and at their clients. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Sociologia (área de especialização em Organizações e Trabalho) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/58904 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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9_DissertacaoCorrigida_PG32205_AnaRaquelDelgado.pdf | 2,55 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |