Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/58863

TítuloO papel das redes sociais na relação entre a marca e os utilizadores: o caso Breathe Sport Fitness
Outro(s) título(s)The role of social media in the estabelishment of relationships between the brand and the user: the Breathe Sport Fitness case
Autor(es)Pires, Rute Tavares
Orientador(es)Balonas, Sara
Palavras-chaveComunicação estratégica
Marketing relacional
Internet
Redes sociais
Facebook
Instagram
Engagement
Strategic communication
Relationship marketing
Social media
Data2018
Resumo(s)As redes sociais vieram transformar a forma como as marcas comunicam. Estas consagram-se como o principal canal de comunicação, onde os utilizadores, na condição de consumidores, pretendem atingir a proximidade das marcas e empresas, quer seja para decidir uma compra, reclamar um atendimento ou saber mais informações. Se as redes sociais são o canal de ação e resposta utilizada pelo cliente, torna-se imprescindível para uma marca estar presente. No entanto, não basta estar presente, é necessário ter uma boa presença. É necessário criar ligações, despertar emoções e superar as expectativas dos consumidores. É neste contexto que a importância do marketing relacional se torna evidente e a necessidade de se desenvolverem estratégias de comunicação capazes de envolver cada vez mais utilizadores na procura de estabelecer uma relação emocional duradoura. Neste sentido, o presente relatório de estágio recupera uma experiência adquirida em estágio na agência de comunicação Legendary People + Ideas - a gestão das redes sociais do Breathe Sport Fitness - com o intuito de refletir sobre o papel das redes sociais na criação de relações entre a marca e os utilizadores. Realizou-se, portanto, um estudo de caso da página do Facebook e perfil de Instagram do Breathe Sport Fitness, um ginásio no Parque da Cidade do Porto que se diferencia pela sua localização privilegiada e pelo seu conceito revolucionário que privilegia o contacto com a natureza e permite aos clientes treinar não só no interior do ginásio, mas também no exterior. É a partir deste ponto de partida, que cruzamos os principais conceitos teóricos chave com o caso em estudo, analisando o contributo das redes sociais na criação de relações. Os resultados deste estudo evidenciam a importância das redes sociais na criação de relações entre a marca e os utilizadores e explora as oportunidades e desafios das estratégias utilizadas para atingir esse fim.
Social media networks have transformed the way brands communicate. They became the main channel of communication, where users, as consumers, aim to reach brands, whether it is to purchase a product, complain about a service or ask for more information. If social media networks are the channel of action and response used by the client, it becomes imperative for a brand to be present. However, it is not enough for a brand to have social media presence, it is mandatory for it to be worth it. This calls for brands to connect, to arouse emotions and to surpass the expectations of the consumers. In this context relationship marketing becomes more important than ever, as well as the need to establish communication strategies capable of involving more and more users with the goal to create lasting and emotional relationships. Therefore, this report revisits an experience acquired during the internship at the communication agency Legendary People + Ideas - the management of Breathe Sport Fitness’ social media networks - with the aim of understanding the role of social media networks in the estabelishment of relationships between the brand and the users. Under analysis is the case study of Breathe Sport Fitness’ Facebook page and Instagram profile, a gymnasium in the city park of Porto, which stands out by its privileged location and its revolutionary concept that privileges contact with nature and allows customers to workout not only inside the gym, but also outdoors. This is the starting point for us to cross the theoretical key concepts with the case under study, analyzing the contribution of social media networks in the creation of relationships. The results of this study show the importance of social media networks in the creation of relationships between the brand and the users.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Publicidade e Relações Públicas)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/58863
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations

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