Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/58696

TítuloGeometria de secções de elementos de madeira através de varrimento por laser e testes de perfuração controlada
Autor(es)Branco, Jorge M.
Cabaleiro, Manuel
Sousa, Hélder S.
Conde, Borja
Palavras-chaveMadeira
Secção aparente
Secção resistente
Ensaios não-destrutivos
DataNov-2018
CitaçãoBranco J.M., Cabaleiro M., Sousa H.S., Conde B. (2018). Geometria de secções de elementos de madeira através de varrimento por laser e testes de perfuração controlada. In Conferência Nacional: construção2018, Porto, Portugal, 21-23 Novembro 2018, 7 pp.
Resumo(s)Na inspeção de estruturas de madeira antigas é comum encontrar elementos com secção transversal irregular ao longo do seu comprimento, seja decorrente do processo de corte original ou à perda de secção por degradação e/ou danos mecânicos. Em todos os casos, é essencial determinar com rigor a variabilidade da geometria, pois somente assim será possível definir um correto nível de segurança atual e, se necessário, intervir de forma adequada nessas estruturas. No entanto, a medição manual das dimensões das secções ao longo de cada elemento é uma tarefa demorada. Daí que nos últimos anos têm surgido métodos que permitem uma medição global dos elementos ou obter informação sobre faces não visíveis dos elementos. Um destes métodos, é o varrimento por laser. Neste trabalho, são apresentados os resultados obtidos através da conjugação de varrimento por laser e testes de perfuração controlada para obtenção da geometria da secção transversal de elementos de madeira. Os diferentes passos da metodologia são descritos e posteriormente são apresentados os resultados de uma campanha experimental realizada, em condições controladas, ao longo de duas secções transversais de um elemento de madeira para aferição da metodologia proposta. Na aferição e cálculo manual das propriedades geométricas de um elemento de madeira com uma face não visível, a conjugação dos dois testes permitiu aumentar a precisão média na medição da área da secção transversal exterior em aproximadamente 5% comparado com a situação de utilização de um só método.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/58696
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso restrito autor
Aparece nas coleções:ISISE - Comunicações a Conferências Nacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
artigo_construcao2018.pdf
Acesso restrito!
981,87 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID