Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/58693

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOtón, Miguel Pazospor
dc.contributor.authorRemoaldo, Paula Cristina Almeidapor
dc.date.accessioned2019-01-29T15:38:38Z-
dc.date.available2019-01-29T15:38:38Z-
dc.date.issued2006-
dc.identifier.issn0874-6540-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/58693-
dc.description.abstractNa sociedade actual a mobilidade desempenha um papel central, facilitando o acesso da população a todo o tipo de bens e serviços, e generalizando oconsumo de espaço, que faz parte do "estilo de vida" contemporâneo. Em espaços urbanos policêntricos densos e em corredores, como é o caso de Braga-Guimarães,a mobilidade é fundamental, já que estrutura as redes urbanas e consolidados aglomerados existentes. Deste modo, a densidade de fluxos e a importância da mobilidad urbana e interurbana convidam-nos a uma reflexão sobre as características da mobilidade (em especial da distribuição modal) e as suas consequências sobre a vida diária das pessoas. No presente artigo, interessa-nos, particularmente, a relação entre mobilidade e saúde, tendo em conta que existe uma crescente interrelação entre a Geografia do Transporte e a Geografia da Saúde. Com efeito, o modo de transporte utilizado tem muitas repercussões sobre a saúde do indivíduo, verificando-se, em Portugal, uma tendência crescente para a utilização do automóvel, com uma série de impactes negativos que analisamos neste artigo. Para estudar estas questões, por motivos de proximidade e de operacionalidade, trabalhámos com uma amostra de funcionários docentes e não docentes e com alunos dos dois Campi da Universidade do Minho(Azurém e Gualtar).Foi realizada uma investigação através de inquéritos por questionário auto-administrado que nos permitiu comprovara necessidade duma maior potenciação do transporte público para se conseguir uma mobilidade mais sustentável e estilos de vida mais saudáveispor
dc.description.abstractFew Portuguese and Spanish Geographers have developed, until now, studies in the fields of Geography of Transport and Health Geography in spite of their importance to the regional and local development in Portugal and Spain. This paper deals with new interpretations of the negatives impacts of transport(specially the use of the automobile) and with the relationship between mobility and the populations health. ln spaces highly urbanized like Braga and Guimarães (Northwest of Portugal) the mobility is a central question. So we felt the need to analyse the characteristics of mobility and its consequences to the life and health of people of that region.eng
dc.description.abstractPeu de Géographes Portugais et Espagnoles ont développé, jusqu'au moment, des travaux dans ledomainede laGéographiedu Transport et de laGéographiede la Santé. Cependant elles sont três importantes en cequiconcerneledéveloppementrégionalet local de Portugal et d'Espagne. Notre étude a la prétention d'offrir des nouvelles interprétations sur les conséquences negatives du transport(surtoutde lavoiture) et nous sommes intéressés dans la relation entre mobilité et santé des populations. Dans les territoires urbains denses, comme par exemple, celui de Braga et de Guimarães, la mobilité est une question centrale. Dans cette étude nous faisons une réflexion sur les caractéristiques de la mobilitée sur ses conséquences sobre la vie et la santé des personnes de cette région.fra
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Nova de Lisboa. Faculdade de Ciências Sociais e Humanaspor
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147320/PTpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectMobilidadepor
dc.subjectGeografia do Transportepor
dc.subjectGeografia da Saúdepor
dc.subjectEstilos de vidapor
dc.subjectComportamentospor
dc.subjectMobilitypor
dc.subjectGeography of Transportpor
dc.subjectHealth Geographypor
dc.subjectLifestylepor
dc.subjectBehaviourspor
dc.subjectMobilitépor
dc.subjectGéographie du Transportpor
dc.subjectGéographie de la Santépor
dc.subjectComportementspor
dc.titleMobilidade da comunidade académica da Universidade do Minho num espaço densamento urbanizadopor
dc.typearticlepor
dc.peerreviewednopor
dc.relation.publisherversionhttp://geoinova.fcsh.unl.pt/revistas/files/n12-4.pdfpor
oaire.citationStartPage83por
oaire.citationEndPage105por
oaire.citationVolume12por
dc.subject.fosHumanidades::Outras Humanidadespor
dc.description.publicationversioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
sdum.journalGeoINovapor
Aparece nas coleções:Lab2PT - Artigos
Lab2PT - Artigos

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO.MOBILIDADE.2006.pdf7,98 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID