Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/58671
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Dourado, Luís Gonzaga Pereira | por |
dc.contributor.author | Duarte, Kelly Cristina Ferreira | por |
dc.date.accessioned | 2019-01-29T11:16:50Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.date.submitted | 2018 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/58671 | - |
dc.description | Relatório de estágio de mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico | por |
dc.description.abstract | O presente relatório de estágio aborda os resultados da implementação de um projeto de intervenção pedagógica, desenvolvida no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada que por sua vez é parte integrante no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico, na Universidade do Minho. Este projeto foi implementado numa turma do 3º ano de escolaridade numa Escola Básica de 1º Ciclo e numa turma do 6º ano de escolaridade numa Escola Básica de 2º e 3º Ciclos , ambas as escolas pertenciam ao mesmo Agrupamento. As atividades experimentais incidiram-se no “Bloco 3 – À Descoberta do Ambiente Natural”, no 3º ano, e na “Transmissão de vida: reprodução de plantas”, no 6º ano. O principal objetivo deste trabalho, tal como o próprio título antecipa, residiu em avaliar a influência da aplicação de atividades laboratoriais do tipo Prevê-Observa-Explica no ensino das ciências no 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico, nomeadamente no tema da germinação. Para isso, nos dois ciclos, procedeu-se a um levantamento de ideias prévias através da realização de um questionário (pré-teste) com questões sobre a temática em estudo, confrontou-se os alunos com atividades experimentais e avaliou-se a evolução das suas ideias através da realização de outro questionário (pós-teste). Através da análise e comparação de resultados do pré-teste com os resultados do pós-teste, as atividades implementadas mostraram influenciar positivamente as deias dos alunos relativamente aos tópicos programáticos uma vez que que desencadeou uma mudança concetual nos alunos. | por |
dc.description.abstract | This internship report deals with the results of the implementation of a pedagogical intervention project, developed within the scope of the Supervised Teaching Practice Course which in turn is an integral part of the Master Programme in Teaching at the 1st and 2nd Cycles of Elementary Education, at the University of Minho. This project was implemented in a group of the 3rd year of schooling in a Basic School of 1st Cycle and in a group of the 6th year of schooling in a Basic School of 2nd and 3rd Cycles, both schools belonged to the same Grouping. Experimental activities focused on "Block 3 - Discovering the Natural Environment" in the 3rd year, and on "Life Transmission: Plant Breeding", in the 6th year. The main objective of this work, as the title itself anticipates, was to evaluate the influence of the application of Previses-Observes-Explains laboratory activities in the teaching of science in the 1st and 2nd Cycle of Basic Education, namely in the germination theme. In order to do this, in the two cycles, a previous research was carried out by means of a questionnaire (pre-test) with questions about the subject under study, the students were confronted with experimental activities and the evolution of the their ideas through another questionnaire (post-test). Through the analysis and comparison of the results of the pre-test with the results of the posttest, the implemented activities showed a positive influence on the students' deities regarding the programmatic topics since it triggered a conceptual change in the students. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | restrictedAccess | por |
dc.subject | Ensino das ciências | por |
dc.subject | Atividades laboratoriais | por |
dc.subject | Atividades do tipo Prevê-Observa-Explica | por |
dc.subject | Ideias prévias | por |
dc.subject | Germinação | por |
dc.subject | Science teaching | por |
dc.subject | Laboratory activities | por |
dc.subject | Previses-Observes-Explains laboratory activities | por |
dc.subject | Previous ideas | por |
dc.subject | Germination | por |
dc.title | O ensino das ciências no 1º e 2º ciclo do ensino básico com recurso às atividades laboratoriais do tipo Prevê-Observa- Explica: uma intervenção no tema da germinação | por |
dc.title.alternative | The teaching of sciences in the 1st and 2nd cycle of basic education with resource to laboratory activities the type Previses-Observes-Explains: an intervention in the theme of germination | por |
dc.type | masterThesis | eng |
dc.identifier.tid | 202152910 | por |
thesis.degree.grantor | Universidade do Minho | por |
sdum.degree.grade | 17 valores | por |
sdum.uoei | Instituto de Educação | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado IE - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Kelly Cristina Ferreira Duarte.pdf Acesso restrito! | 3,16 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |