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TítuloInteresses, necessidades e concepções de adolescentes que vivem em instituições de acolhimento no domínio da educação para a sexualidade
Autor(es)Anastácio, Zélia
Palavras-chaveAdolescentes
Interesses de Sexualidade
Educação Sexual
DataJul-2018
EditoraUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC)
CitaçãoAnastácio, Z. (2018). Interesses, necessidades e conceções de adolescentes que vivem em instituições de acolhimento no domínio da educação para a sexualidade. (Resumo). In G. S. Carvalho, B. Pereira, R. Rosário, T. Vilaça, & Z. Anastácio (Eds.) 5º Congresso Internacional em Saúde: Atividade Física e Saúde - Programa e Resumos. Braga: CIEC, p. 52. (ISBN: 978-972-8952-50-1) (eBook)
Resumo(s)Para diagnosticar interesses, necessidades e conceções sobre sexualidade de adolescentes a viverem em instituições de acolhimento realizou-se um estudo transversal de metodologia quantitativa. Um questionário foi efetuado e validado. Associaram-se variáveis independentes (sexo, idade, nível escolar, tempo em instituições) com as seguintes variáveis dependentes: fontes de informação sobre ES; perceções sobre o papel da ES no desenvolvimento de crianças e adolescentes; responsável por ES; tópicos de sexualidade sobre o qual os adolescentes gostariam de aprender mais. A amostra de conveniência, incluiu adolescentes 114 adolescentes com idades entre 11 e 21 anos (68 meninas; 46 meninos), tendo 60,5% mais de dois anos de institucionalização. Procedeu-se a análise estatística descritiva e inferencial dos dados recolhidos. Os resultados mostraram que os adolescentes querem aprender mais sobre amor, amizade e relacionamentos românticos; adolescência; diversidade, tolerância, orientação sexual e respeito, doenças sexualmente transmissíveis e infeções. Consideram como principal papel da ES ajudá-los a respeitar as diferentes orientações sexuais, a entender a expressão da sexualidade ao longo da vida, a promover a igualdade de direitos e oportunidades entre homens e mulheres. As suas principais fontes de informação são amigos, internet e familiares com idade próxima. Como responsáveis pela sua ES consideram médico, enfermeira e mãe.
TipoResumo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/58639
e-ISBN978-972-8952-50-1
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Comunicações

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