Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/58628

TítuloTipologias praticadas pelos professores nas escolas públicas de música: estudo de caso
Autor(es)Oliveira, Sidónio
Pacheco, António
Vieira, Maria Helena
Palavras-chaveTipologias musicais
Programas
Diversidade
Musical typologies
Programs
Diversity
DataDez-2018
EditoraInstituto Politécnico de Bragança. Escola Superior de Educação de Bragança
CitaçãoOliveira, S., Pacheco, A., e Vieira, M. H. (2018). Tipologias praticadas pelos professores nas escolas públicas de música: estudo de caso. In R. P. Lopes, M. V. Pires, L. Castanheira, E. M. Silva, G. Santos, C. Mesquita, e P. Vaz (Eds.). III Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): livro de atas (pp. 314-323). Bragança, Portugal: Instituto Politécnico de Bragança. (ISBN: 978-972-745-241-5).
Resumo(s)Saber quais as tipologias musicais que se lecionam nas Escolas Públicas do Ensino Artístico Especializado (EAE) de Música (Conservatórios), remete-nos para a importância de explorar o ensino da música em Portugal e ver quais são os estilos e géneros musicais que se praticam nestas instituições de ensino vocacional da Música na atualidade. Como não há estudos ou investigações sobre este tema em Portugal, é relevante fazer um levantamento das tipologias (estilos e géneros musicais) praticadas pelos professores nas Escolas Públicas de Música, de forma a fazer uma reflexão crítica e projeções futuras sobre este tipo de ensino. O presente artigo pretende fundamentar e apresentar os resultados de um Caso, de um Estudo de Caso Múltiplo, que utiliza como instrumentos de recolha de dados o inquérito por questionário, aplicando para o efeito uma metodologia mista de investigação (qualitativa e quantitativa) numa instituição do EAE de Música em Portugal. Este estudo, tem diversos objetivos ao aplicar um questionário aos professores das Escolas Públicas de EAE de Música. Pretende-se, desta forma, verificar as tipologias musicais que os professores praticam, comparando assim, o gosto, a prática, a preferência e a escolha musical destes docentes que ensinam nas Escolas Públicas do EAE. Considerando importante a escolaridade obrigatória, e o reforço do ensino para todos, de uma escola inclusiva, deixando a cargo dos órgãos que tutelam as escolas artísticas públicas, privadas e cooperativas, o poder das decisões sobre o caminho mais adequado para cada novo desafio educativo do século XXI, o estudo da música nas escolas públicas, encontra na Portaria nº 225/2012, de 30 de julho e na Portaria n.º 243-B/2012, de 13 de agosto, um alicerce para a prática de todas as tipologias musicais no EAE. Se assim é, os professores participam na construção de conhecimentos transigentes? O ensino da Música centra-se exclusivamente em Música Erudita (conhecida também como música clássica)? Que géneros e estilos musicais praticam? Pretende-se descrever, neste sentido, a realidade sobre as tipologias musicais que são utilizadas e praticadas nas Escolas Públicas do EAE de Música em Portugal, fundamentando essa evidência no gosto, prática, preferência e escolha musical dos Professores que exercem funções docentes nestas Instituições, possibilitando, desta forma, contribuir para uma reflexão do EAE da música, nas escolas públicas, em Portugal Continental.
Knowing which music genres and typologies are taught in public specialized music schools (PSMS) (conservatories and music academies) implies exploring music teaching in Portugal and finding out which are the styles and music genres that are practiced in these institutions. Since there are no studies or investigations on this topic in Portugal, it is relevant to survey the typologies (styles and music genres) practiced by teachers in public specialized music schools, in order to make a critic reflection and future projections on this type of teaching. The following article will present the results of a Multiple Case Study, based on a survey by questionnaire that is grounded on a mixed research methodology (qualitative and quantitative) and was developed in a PSMS school in Portugal. This study goals were checking the musical typologies that teachers practice, comparing the taste, the practice, the preference and their musical choice Considering the importance of compulsory schooling as well as of an inclusive education, the power of decision over the correct path for each new educational challenge of the 21" century is left for the governing bodies of public, private and cooperative artistic schools. The study of music in public schools is present in Ordinance n.° 225/2012, of 30 of July and in Ordinance n.° 243-B/2012, from 13 of August, a foundation for the practice of all musical typologies in PSMS schools. If this is so, do music teachers participate in building open or unrestricted knowledge? Is music teaching exclusively centered in "classical" music? What genres and musical styles do teachers practice? The aim of this research project is to describe the reality on music typologies that are used and practiced in PSMS public schools in Portugal, collecting that evidence in taste, practice, preference and musical choice from teachers from these institutions, in order to contribute to a reflection upon PSMS in Portugal.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/58628
ISBN978-972-745-241-5
Versão da editorahttp://hdl.handle.net/10198/17381
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Textos em atas

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
incte18_tipologias praticadas, Oliveira, Pacheco e Vieira.pdf1,04 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID