Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/58422

TítuloA atitude dos alunos do 2º e 3º ciclo face à disciplina de Educação Física: estudo dos fatores: género e índice de massa corporal
Outro(s) título(s)The attitude of the students regarding the Physical Education: study of the factors: gender and body mass index
Autor(es)Amaral, Joana Sabrina Carvalho
Orientador(es)Pereira, Beatriz
Palavras-chaveAtitude
Educação física
Género
Índice de massa corporal
Attitude
Physical education
Gender
Body mass index
Data2018
Resumo(s)O relatório de estágio pretende, de forma crítica e reflexiva, descrever o processo de conceção, planeamento, realização e avaliação do meu percurso como professora estagiária de Educação Física, durante o ano letivo de 2017/2018. Descreve também, além do enquadramento pessoal, o enquadramento institucional, carateriza a minha turma de estágio e contempla as atividades implementadas junto da comunidade educativa. Posteriormente é apresentada a investigação concebida ao longo do ano letivo. Vários estudos sugerem que as atitudes são fatores que podem motivar a prática da atividade física como também a participação futura em atividades físicas, levando a adotar um estilo de vida mais ativo e saudável. O objetivo deste estudo foi analisar a atitude dos alunos do 2º e 3º ciclo face à disciplina de Educação Física, estudando os fatores género e índice de massa corporal. Neste estudo participaram 546 alunos, com idades compreendidas entre os 10 e os 17 anos, que frequentam o 2º e 3º ciclo. Do total dos alunos 53,3% são do sexo feminino e 46,7% do sexo masculino. Os resultados demonstraram que os alunos revelam uma atitude positiva face à disciplina de Educação Física. Verificamos a existência de diferenças significativas entre o género, sendo que os rapazes tem uma atitude mais favorável que as raparigas; contudo o Índice de Massa Corporal, não influencia as atitudes dos alunos face à disciplina de Educação Física.
The internship report intends, in a critical and reflexive way, to describe the process of conception, planning, realization and evaluation of my trajectory as a Physical Education trainee teacher during the 2017/2018 school year. It also describes, in addition to the personal framework, the institutional framework, characterizes my internship group and contemplates the activities implemented with the educational community. Subsequently, the research carried out throughout the school year is presented. Several studies suggest that attitudes are factors that can motivate the practice of physical activity as well as the future participation in physical activities, leading to adopt a more active and healthy lifestyle. The objective of this study was to analyze the attitude of the students of the 2nd and 3rd cycle in relation to the Physical Education discipline, studying the factors gender and body mass index. In this study 546 students, aged between 10 and 17 years old, attended the 2nd and 3rd cycle. Of the total number of students, 53.3% were female and 46.7% were male. The results showed that the students reveal a positive attitude towards the discipline of Physical Education. We verified the existence of significant differences between the gender, with boys having a more favorable attitude than girls; however the Body Mass Index, does not influence the students' attitudes toward Physical Education.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
URIhttps://hdl.handle.net/1822/58422
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatório estágio Joana.pdf
Acesso restrito!
2,36 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID