Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/58410

TítuloRelação entre a coordenação motora e o gosto pela disciplina de Educação Física
Outro(s) título(s)Relationship between motor coordination and pleasure for Physical Education discipline
Autor(es)Duarte, Gonçalo de Matos
Orientador(es)Silva, Inês Peixoto
Palavras-chaveEducação física
Estágio
Coordenação motora
Satisfação
Habilidades motoras
Physical education
Stage
Motor coordination
Satisfaction
Motor skills
Data2018
Resumo(s)Este Relatório de Estágio tem como principal objetivo um olhar atento sobre uma realidade existente na escola onde fiz o meu estágio curricular. Este documento contém, de forma detalhada, informação sobre a escola e a turma, bem como de todo o meio envolvente onde está inserida. Descreve as estratégias e metodologias a adotar enquanto professor bem como quais as atividades em que participei, como e quando se realizaram e qual a minha influência nas demais. Este documento aborda o enquadramento pessoal, institucional, intervenção pedagógica no processo ensino-aprendizagem, a participação na escola e a relação com a comunidade educativa. O estudo que realizei visa verificar a relação entre a coordenação motora e o gosto pela disciplina de Educação Física. Sendo a coordenação motora essencial nas tarefas do dia a dia, é de todo o interesse que os alunos a trabalhem através de exercícios feitos nas aulas de Educação Física proporcionando às crianças e jovens uma maior aptidão/facilidade futura em movimentos básicos postos em prática no seu quotidiano e também na prática de exercício físico. Para tal, o estudo foi aplicado numa amostra de 68 alunos do 5º ano de uma escola EB 2,3 dos quais 32 são do género masculino e 36 do género feminino com idades compreendidas entre os 9 e os 12 anos. Os resultados indicam que os alunos evidenciam, de modo geral, uma atitude positiva face à disciplina, gostam e consideram-na importante na sua formação. Em relação a coordenação motora, a maioria dos alunos apresentou perturbações e insuficiência coordenativa não se verificando diferenças estatisticamente significativas entre géneros e, por fim, de acordo com os resultados finais, não se verificou uma relação entre o gosto pela disciplina de educação física e o nível de coordenação motora dos alunos.
This Traineeship Report has as main objective a close look at a reality existing in the school where I did my curricular internship. This document contains, in detail, information about the school and the class, as well as of the surroundings where it is inserted. Describes the strategies and methodologies to adopt as a teacher as well as what activities the school offers the students, how and when they will be provided and what my influence in the others. This document addresses the personal, institutional framework, pedagogical intervention in the teaching-learning process, participation in school and the relationship with the educational community. The study I conducted aims to verify the relationship between motor coordination and the taste for physical education discipline. Being the essential motor coordination in day to day tasks, it is in the interest of students to work through exercises done in physical education classes, giving the children and young people greater future aptitude / ease in basic movements put into practice in their daily and also in the practice of physical exercise. To do this, the study was applied to a sample of 75 students from the 5th year of a school EB 2,3, of whom 35 are male and 40 are female, 9 to 12 years old. The results indicate that students generally show a positive attitude toward the discipline, like it and consider it important in their training. Regarding motor coordination, the majority of the students presented disturbances and coordination insufficiency, and there were no statistically significant differences between genders, and finally, according to the final results, there was no relationship between the taste for the physical education discipline and the level of motor coordination.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
URIhttps://hdl.handle.net/1822/58410
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Gonçalo de Matos Duarte.pdf2,78 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID