Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/58323
Título: | A importância da embocadura no ensino - aprendizagem da Tuba |
Outro(s) título(s): | The importance of the embouchure in the teching - learning of the Tuba |
Autor(es): | Silva, José Romeu Barbosa da |
Orientador(es): | Aroso, Nuno |
Palavras-chave: | Embocadura Performance musical Ensino da música Estudo individual Embouchure Musical performance Music teaching Individual study |
Data: | 2018 |
Resumo(s): | Este relatório descreve o estágio profissional do Mestrado em Ensino da Universidade do
Minho realizado na Conservatório de Guimarães – Sociedade Musical de Guimarães e na Academia
de Música de Castelo de Paiva e tem como tema “A importância da embocadura no
ensino/aprendizagem da Tuba”. Depois de uma primeira fase de observação em que foram
identificadas as principais dificuldades dos alunos, relacionadas com a embocadura, e depois de
revista a literatura sobre o assunto, foram elaboradas as planificações. A segunda fase deste estágio
profissional consistiu na implementação de exercícios específicos para o desenvolvimento da
embocadura, assim como, uma maior sensibilização para a importância do trabalho da embocadura
na performance musical, conciliando-os com o programa definido para cada aluno interveniente, de
forma clara e atrativa.
A Intervenção Pedagógica, com caráter metodológico de investigação-ação, foi avaliada com
recurso à observação participante e não-participante, questionários realizados aos alunos
intervenientes e ainda ao professor orientador cooperante. Constatou-se que os alunos
apresentaram algumas melhorias no que respeita à embocadura, mas o curto período de tempo em
que decorreu a fase da intervenção pedagógica não permitiu explorar com profundidade todas as
vertentes da embocadura para assim se poder obter uma maior veracidade nos resultados obtidos. This report describes the professional internship of the Master in Teaching at the University of Minho held at the Conservatório de Guimarães – Sociedade Musical de Guimarães (Conservatory of Guimarães - Musical Society of Guimarães) and at the Academia de Música de Castelo de Paiva (Academy of Music of Castelo de Paiva) and has as its theme "The importance of the embouchure in the teaching / learning of the Tuba”. After a first phase of observation in which the students' main difficulties related to the embouchure were identified, and after reviewing the literature on the subject, the planning was elaborated. The second phase of this professional stage consisted in the implementation of specific exercises for the development of the embouchure, as well as a greater awareness of the importance of embouchure work in the musical performance, reconciling them with the program defined for each intervening student, clearly and attractive. The Pedagogical Intervention, with methodological nature of action research, was evaluated using participant and non-participant observation, questionnaires made to the intervening students and also to the cooperating tutor. It was observed that the students presented some improvements regarding the embouchure, but the short period of time during which the pedagogical intervention took place did not allow to explore in depth all the aspects of the embouchure in order to obtain a greater veracity in the obtained results. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Música |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/58323 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
José Romeu Barbosa da Silva.pdf Acesso restrito! | 1,82 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |