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TítuloAção e competência para a ação na promoção da maternidade saudável em adolescentes institucionalizadas num centro de apoio à vida
Autor(es)Pereira, Sónia
Vilaça, Teresa
Editor(es)Chagas, Isabel
Maia, Ana Cláudia
Rossi, Célia
Teixeira, Filomena
Ribeiro, Paulo
Melo, Sónia
Vilaça, Teresa
Faria, Cláudia
Mourato, D.
Kornatzki, L.
Freire, S.
Palavras-chaveMaternidade na adolescência
Ação
Competência para a ação
Projeto educativo
Portugal
Data2017
EditoraUniversidade de Lisboa. Instituto de Educação
CitaçãoPereira, S., & Vilaça, T. (2017). Ação e competência de ação na promoção da maternidade saudável em adolescentes institucionalizadas num centro de apoio à vida. In I. Chagas, A. Maia, C. Rossi, F. Teixeira, P. Ribeiro, S. Melo, t. Vilaça, C. Faria, D. Mourato, L. Kornatzki, & S. Freire. (Org.), Sexualidade educação sexual. Direitos, políticas, investigação e práticas (pp. 148-156). Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
Resumo(s)Vários investigadores fazem referência aos diversos riscos associados à maternidade precoce, tais como o elevado risco das mães adolescentes maltratarem os filhos, sendo até referenciadas como "capital de risco" para o seu desenvolvimento, e, no âmbito da literatura psicológica, têm sido destacadas as questões de natureza parental. Acresce a estas preocupações o efeito negativo da maternidade nos diversos níveis da trajetória desenvolvimental da adolescente, particularmente nos domínios educacional, socioeconómico, ocupacional, social e psicológico. Neste sentido, a presente investigação visa avaliar quais são os efeitos de um projeto educativo que visa capacitar mães adolescentes institucionalizadas num Centro de Apoio à Vida (CAV) para promover a saúde do/a filho/a e a sua própria saúde sexual. Foram envolvidas no projeto quatro mães adolescentes. Os dados recolhidos através de uma entrevista individual anónima no início e no fim do projeto, por observação participante e por análise dos documentos produzidos pelas adolescentes durante o projeto educativo, foram triangulados. Ao longo do projeto verificou-se que estas mães adolescentes melhoraram os seus conhecimentos sobre a amamentação, os cuidados com o/a filho/a e o evitamento da reincidência da gravidez e das infeções sexualmente transmissíveis. Também se observaram algumas evidências de melhoria a nível psicológico por exemplo, no nível de depressão, baixa autoestima e isolamento social. Este estudo mostra que será importante no futuro desenvolver projetos educativos orientados para a ação na promoção da maternidade saudável com adolescentes institucionalizadas.
Several researchers refer to the various risks associated with early childbearing, such as high risk of teenage mothers mistreating children, even being referred to as "risk capital" for their development, and, within the psychological literature the issues of parental nature have been outstanding. In addition to these concerns the negative effect of motherhood on various levels of developmental trajectory of adolescent, particularly in socio-economic, occupational, social, educational and psychological domains exist. In this sense, this research aims to analyse what are the effects of an educational project that aims to empower adolescent mothers institutionalized in Life Support Center (Centro de Apoio à Vida - CAV) to promote the health of their child and their own sexual health. Were involved in the project four teenage mothers. The data collected through an anonymous individual semi-structured interview at the beginning and end of the project, participant observation and the analysis of documents produced by teenagers during the educational project, were triangulated. Throughout the project it was found that these teenage mothers improved their knowledge about breastfeeding, child-care and the avoidance of recurrence of pregnancy and sexually transmitted infections. Some evidences regarding the improvement of the psychological level, for example levels of depression, low self-esteem and social isolation were also observed. This study shows that it will be important in the future to develop educational projects targeted for action in promoting healthy motherhood with institutionalized adolescents.
TipoCapítulo de livro
URIhttps://hdl.handle.net/1822/58153
e-ISBN978-989-8753-41-0
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Livros e Capítulos de Livros

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