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TítuloVivências da gravidez e maternidade na adolescência: Diagnóstico de necessidades de formação para a promoção da saúde materna
Autor(es)Bastos, Maria Inês
Vilaça, Teresa
Palavras-chaveGravidez
Maternidade na Adolescência
Promoção da saúde materna
Necessidades educativas em sexualidade
Data2017
EditoraEduca - Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
CitaçãoBastos, M. I., & Vilaça, T. (2017). Vivências da gravidez e maternidade na adolescência: Diagnóstico de necessidades de formação para a promoção da saúde materna. In I. Chagas, A. Maia, C. Rossi, F. Teixeira, P. Ribeiro, S. Melo, t. Vilaça, C. Faria, D. Mourato, L. Kornatzki, & S. Freire. (Org.), Sexualidade educação sexual. Direitos, políticas, investigação e práticas (pp. 138-147). Lisboa: Instituto de Educação. (Efetivamente publicado em 2018)
Resumo(s)O fenómeno da gravidez na adolescência não é novo, embora atualmente tenha maior visibilidade, uma vez que nas sociedades industrializadas é considerado um grave problema social, muitas vezes associado à baixa escolaridade, desemprego e pobreza. A adolescente, como mulher e mãe, terá que percorrer todo o caminho da gravidez em simultâneo com o seu processo de crescimento cognitivo, social e moral, o que implica que a sua gravidez requer que mais do que desejar ter um filho deseje ser mãe. No entanto, muitos estudos sugerem que esta gravidez geralmente não é desejada, não é planeada, e é produto da falta de informação e de um contexto de desvantagem socioeconómica. Neste sentido, este estudo visa: i) identificar as necessidades de formação da adolescente em relação à fase de gravidez e, posteriormente nos cuidados que deve prestar ao/à bebé; ii) identificar as necessidades de formação em relação à sua saúde sexual; iii) caraterizar as expectativas dessas mães adolescentes para a experiência da maternidade no futuro. Os dados foram recolhidos numa amostra de conveniência (N=9) através de uma entrevista semiestruturada. Todas as entrevistas foram transcritas e analisadas através da criação de uma sistema indutivo de categorias. Os resultados mostraram que é necessário trabalhar com estas adolescentes principalmente no sentido da prevenção de uma nova gravidez e das infeções sexualmente transmissíveis e do aumento da sua autoestima e autoimagem. Também se verificou que é necessário melhorar o conhecimento destas adolescentes em relação aos cuidados com o bebé, nomeadamente a nível da amamentação e do desenvolvimento de regras educativas. Estes resultados mostram como é importante desenvolver projetos educativos que ajudem as adolescentes grávidas a serem mães saudáveis.
The phenomenon of teenage pregnancy is not new although it currently has more visibility since in industrialized societies it is considered a serious social problem, often associated with low education, unemployment and poverty. The teenager, as a woman and mother, will have to go through pregnancy together with the process of cognitive, social and moral growth, implying that her pregnancy requires more than the desire to have a child, it also requires the desire of being a mother. However, many studies suggest that this pregnancy is usually not desired, it is not planned and is a product of lack of information and a context of socio-economic disadvantage. Thus, this study aims: i) to identify the training needs of the adolescent in relation to the stage of pregnancy and later in the care which must be provided to the baby; ii) to identify their training needs in relation to their sexual health; iii) to characterize the expectations of these teenage mothers to experience motherhood in the future. Data were collected on a convenience sample (N = 9) by a semistructured interview. All interviews were transcribed and analyzed through the creation of an inductive system of categories. The results showed that it is necessary to work with the majority of these adolescents primarily in order to prevent a new pregnancy and sexually transmitted infections and, to increase their self-esteem and self-image. The results also showed that it is necessary to improve the knowledge of these teenagers to baby care, particularly in terms of breastfeeding and the development of educational rules. These results show how important it is to develop educational projects that help pregnant teens to be healthy mothers.
TipoCapítulo de livro
URIhttps://hdl.handle.net/1822/58112
e-ISBN978-989-8753-41-0
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Livros e Capítulos de Livros

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