Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/58063

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva, Inês Peixotopor
dc.contributor.authorDuarte, Pedro André Costapor
dc.date.accessioned2019-01-11T12:39:28Z-
dc.date.available2020-01-01T07:00:17Z-
dc.date.issued2018-
dc.date.submitted2018-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/58063-
dc.descriptionRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundáriopor
dc.description.abstractO relatório de estágio pretende retratar o processo de criação, planeamento, realização e avaliação da minha intervenção como professor de Educação Física, ao longo do ano letivo. Além do enquadramento pessoal, contempla o retrato do meio onde se desenvolveu todo este processo. Numa fase posterior, é exposto o planeamento e organização da minha prática pedagógica e as atividades desenvolvidas junto da comunidade educativa, retratando a forma como me relacionei com a mesma. É apresentada também a investigação desenvolvida ao longo do ano letivo. O trabalho de investigação desenvolveu-se junto de 83 alunos de uma escola secundária em Barcelos (41 do 8º e 42 do 10º ano), tendo como objetivos caracterizar a amostra relativamente ao seu cronotipo (Vespertino, Indiferente ou Matutino) e, fundamentalmente, verificar se a prática desportiva extracurricular está associada a uma alteração do cronotipo. Para a determinação do cronotipo foi aplicada a versão validada para a Portugal do questionário/escala de Horne e Ostberg “morningness-eveningness Questionnaire” (Silva et al, 2002). Simultaneamente, foi aplicado um questionário de registo de anamnese da prática desportiva extracurricular individual desportiva. Da análise dos resultados constatou-se que 24,1% dos alunos têm preferência pelos horários mais tardios do dia para executarem tarefas, 73,5% não apresentam uma preferência clara de horários e apenas 2,4% da amostra tem preferência de horários mais matinais. Da aplicação dos testes estatísticos recorrendo ao SPSS, verificou-se que não existe associação estatisticamente significativa entre a prática desportiva extracurricular e o cronotipo, no conjunto da amostra. Assim, à luz deste estudo poder-se-á recomendar a prática desportiva em contexto extracurricular nas faixas etárias estudadas, visto que esta não demonstrou ter impacto significativo na definição do cronotipo, não influenciado assim a performance académica associada ao cronotipo.por
dc.description.abstractThe internship report intends to portray the process of creating, planning, conducting and evaluating my intervention as a physical education teacher throughout the school year. Besides the personal framing, it contemplates the portrait of the environment where this whole process was developed. At a later stage, I discuss the planning and organization of my pedagogical practice and the activities developed with the educational community, portraying how I related to it. It is also presented is the research developed throughout the school year. The research work was carried out with 83 students of a secondary school in Barcelos (41 of the 8th and 42 of the 10th grade), with the objective of characterizing the sample in relation to its chronotype (Evening, Indifferent or Matutinal) and, fundamentally, to verify if extracurricular sports practice is associated with a chronotype change. For the chronotype determination, it was applied the validated version for Portugal of the Horne and Ostberg questionnaire / scale “morningnesseveningness Questionnaire” (Silva et al, 2002). Simultaneously, a questionnaire was applied to record anamnesis of individual sporting extracurricular practice. From the analysis results, it was found that 24.1% of the students had a preference for the later times of the day to perform tasks, 73.5% did not present a clear preference of schedules and only 2.4% of the sample had a preference for more morning schedules . From the application of the statistical tests using the SPSS, it was verified that there is no statistically significant association between the extracurricular sport practice and the chronotype, in the sample set. Thus, throuhout this study, it is possible to recommend sports practice in an extracurricular context in the age groups studied, since it has not been shown to have an material impact in the definition of the chronotype, thus not influencing the academic performance associated with the chronotype.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEducação físicapor
dc.subjectCronotipopor
dc.subjectPrática desportivapor
dc.subjectEnsino-aprendizagempor
dc.subjectPhysical educationpor
dc.subjectChronotypepor
dc.subjectSports practicepor
dc.subjectTeaching-learningpor
dc.titleAssociação entre o cronotipo e a performance académica: relação entre a prática desportiva extracurricular e o cronotipopor
dc.title.alternativeAssociation between chronotype and academic performance: relationship between extracurricular sports practice and chronotypepor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid202129241por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade19 valorespor
sdum.uoeiInstituto de Educaçãopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Pedro André Costa Duarte.pdf2,81 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID