Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/57996
Título: | No Trilho de Amadeo… de Vila Meã para o Mundo: um projeto local de âmbito global |
Autor(es): | Costa, Alfredo Filipe Borges de Oliveira |
Orientador(es): | Pereira, Maria do Céu de Melo Esteves |
Palavras-chave: | História Arte Amadeo Paris Amarante History Art |
Data: | 2017 |
Resumo(s): | O presente relatório descreve todas as fases de um projeto dinamizado no ano letivo
2015/2016, no Externato de Vila Meã.
Com o intuito de associar este estabelecimento de ensino do concelho de Amarante à
exposição da obra de Amadeo de Souza-Cardoso no Grand Palais, nasceu a ideia de envolver
alguns alunos do ensino secundário num projeto de intercâmbio com uma escola francesa. No
entanto, o projeto foi muito além da visita de estudo a Paris, dinamizando-se uma série de
atividades e tendo sempre como pano de fundo a vida e a obra do pintor amarantino, numa
constante articulação com a História Local.
Concomitantemente, houve sempre uma preocupação com a articulação entre o projeto e
as atividades letivas, através da planificação de aulas que tiveram Amadeo de Souza-Cardoso
como figura central e a partir do qual se abordou o primeiro modernismo português.
Em suma, a concretização deste projeto local de âmbito global é o resultado de quinze anos
de experiência profissional e é apenas ilustrativo de um percurso pautado por outros projetos
em que estive envolvido. This report describes all stages of a project developed in the academic year 2015/2016 at the Externato de Vila Meã. In order to associate this educational establishment in Amarante to the exhibition of Amadeo de Souza-Cardoso’s work at the Grand Palais, the idea to engage some secondary school students on an exchange project with a French school was born. However, the project was well beyond the study visit to Paris, promoting lots of activities and always having as background the life and work of the amarantino painter, on a constant articulation with Local History. At the same time, there has always been a concern with the relationship between the project and the school activities, through the planning of lessons that had Amadeo as central figure and from which was taught the first Portuguese modernism. In short, the implementation of this project at both local and global level is the result of fifteen years of professional experience and is only illustrative of a path marked by other projects that I have been involved with. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório atividade profissional de mestrado em Ensino de História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/57996 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Alfredo Filipe Borges de Oliveira Costa.pdf | 2,71 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |