Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/57945
Título: | Promover a oralidade na aprendizagem de Inglês |
Outro(s) título(s): | Promoting oral skills in English learning |
Autor(es): | Lopes, Maria Isabel Sá |
Orientador(es): | Vieira, Flávia |
Palavras-chave: | Ensino de inglês a crianças Oralidade Produção Interação oral Oral skills Oral interaction and production Primary education |
Data: | 2018 |
Resumo(s): | O presente relatório de estágio pedagógico supervisionado, realizado no âmbito do Mestrado em Ensino
do Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico, descreve e fundamenta o projeto de intervenção subordinado ao
tema “Promover a oralidade na aprendizagem de Inglês”.
O projeto foi desenvolvido numa turma do 4º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico e os seus objetivos foram
os seguintes: identificar atitudes face à oralidade na aula de Inglês; explorar diferentes estratégias no
desenvolvimento de competências de interação e produção oral; fomentar o envolvimento em atividades
de interação e produção oral; desenvolver competências de autorregulação da aprendizagem da língua,
com incidência na oralidade; avaliar o impacto do projeto na aprendizagem dos alunos. O projeto foi
desenhado com base na análise do contexto e as principais estratégias de intervenção implementadas
foram: atividades de promoção da oralidade com recurso a imagens, histórias, dramatizações, canções e
jogos; conversa informal com alunos; questionário de autorregulação; redação de uma carta final à
professora.
Os resultados revelaram que as atividades desenvolvidas levaram a uma maior motivação dos alunos para
a aprendizagem da língua inglesa, tornando-os mais confiantes e sem medo de errar na expressão oral,
embora continuassem a revelar algumas dificuldades e pouca autonomia na comunicação. Apesar das
limitações, considera-se que os objetivos do projeto foram globalmente cumpridos e reitera-se a
necessidade de investir de forma sistemática no desenvolvimento de competências orais neste nível de
aprendizagem da língua. This teaching report, written within the Master in Teaching English in Primary Education, aims to describe and base the Intervention Project entitled “Promoting oral skills in English learning”. The Project was developed in a 4th grade class in a primary school and its objectives were: to identify attitudes towards oral skills in the English class; to explore different strategies to develop oral interaction and production competences; to promote students’ involvement in oral interaction and production; to develop self-regulation competences and to evaluate the impact of the pedagogical intervention in the students’ learning process. The project was designed on the basis of context analysis and the main intervention strategies were: activities to promote oral skills, based on pictures, stories, role plays, songs, and games; informal conversations with pupils; a self-regulation questionnaire; and a final letter to the teacher. The final results revealed that the activities increased students’ motivation to learn English, making them more confident and less afraid to make mistakes when speaking, even though they still had some difficulties and were not very autonomous and able to communicate on their own. Despite limitations, the project objectives were globally fulfilled. Its results point out the need to invest systematically in the development of oral skills in teaching English to young learners. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino do Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/57945 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado IE - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Maria Isabel Sa Lopes.pdf | Relatório de Estágio | 4,8 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |