Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/57945

TitlePromover a oralidade na aprendizagem de Inglês
Other titlesPromoting oral skills in English learning
Author(s)Lopes, Maria Isabel Sá
Advisor(s)Vieira, Flávia
KeywordsEnsino de inglês a crianças
Oralidade
Produção
Interação oral
Oral skills
Oral interaction and production
Primary education
Issue date2018
Abstract(s)O presente relatório de estágio pedagógico supervisionado, realizado no âmbito do Mestrado em Ensino do Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico, descreve e fundamenta o projeto de intervenção subordinado ao tema “Promover a oralidade na aprendizagem de Inglês”. O projeto foi desenvolvido numa turma do 4º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico e os seus objetivos foram os seguintes: identificar atitudes face à oralidade na aula de Inglês; explorar diferentes estratégias no desenvolvimento de competências de interação e produção oral; fomentar o envolvimento em atividades de interação e produção oral; desenvolver competências de autorregulação da aprendizagem da língua, com incidência na oralidade; avaliar o impacto do projeto na aprendizagem dos alunos. O projeto foi desenhado com base na análise do contexto e as principais estratégias de intervenção implementadas foram: atividades de promoção da oralidade com recurso a imagens, histórias, dramatizações, canções e jogos; conversa informal com alunos; questionário de autorregulação; redação de uma carta final à professora. Os resultados revelaram que as atividades desenvolvidas levaram a uma maior motivação dos alunos para a aprendizagem da língua inglesa, tornando-os mais confiantes e sem medo de errar na expressão oral, embora continuassem a revelar algumas dificuldades e pouca autonomia na comunicação. Apesar das limitações, considera-se que os objetivos do projeto foram globalmente cumpridos e reitera-se a necessidade de investir de forma sistemática no desenvolvimento de competências orais neste nível de aprendizagem da língua.
This teaching report, written within the Master in Teaching English in Primary Education, aims to describe and base the Intervention Project entitled “Promoting oral skills in English learning”. The Project was developed in a 4th grade class in a primary school and its objectives were: to identify attitudes towards oral skills in the English class; to explore different strategies to develop oral interaction and production competences; to promote students’ involvement in oral interaction and production; to develop self-regulation competences and to evaluate the impact of the pedagogical intervention in the students’ learning process. The project was designed on the basis of context analysis and the main intervention strategies were: activities to promote oral skills, based on pictures, stories, role plays, songs, and games; informal conversations with pupils; a self-regulation questionnaire; and a final letter to the teacher. The final results revealed that the activities increased students’ motivation to learn English, making them more confident and less afraid to make mistakes when speaking, even though they still had some difficulties and were not very autonomous and able to communicate on their own. Despite limitations, the project objectives were globally fulfilled. Its results point out the need to invest systematically in the development of oral skills in teaching English to young learners.
TypeMaster thesis
DescriptionRelatório de estágio de mestrado em Ensino do Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico
URIhttp://hdl.handle.net/1822/57945
AccessEmbargoed access (3 Years)
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Maria Isabel Sá Lopes.pdf
  Until 2022-01-01
4,8 MBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID