Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/57770
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Vieira, Maria Helena | por |
dc.contributor.author | Gonçalves, João Francisco de Magalhães e Silva | por |
dc.date.accessioned | 2019-01-04T08:47:31Z | - |
dc.date.available | 2021-01-01T07:01:17Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.date.submitted | 2018 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/57770 | - |
dc.description | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Música | por |
dc.description.abstract | O presente Relatório de Estágio foi desenvolvido no âmbito do Programa de Mestrado em Ensino de Música da Universidade do Minho no ano lectivo 2017/2018 nos grupos de docência M06 de Contrabaixo e M32 de Conjuntos Vocais/Instrumentais do Ensino Artístico Especializado e realizado na Escola Artística e Profissional do Vale do Ave – ARTAVE. O principal objectivo da intervenção pedagógica foi a introdução de princípios da Técnica Alexander, no ensino instrumental de Contrabaixo, como meio de prevenir, reconhecer e tratar lesões por esforço repetitivo em alunos. Como objectivo secundário e indirecto o projecto visou o alerta a instituições de ensino artístico, bem como aos professores a estas inerentes, para que ajam como promotores de saúde dos seus alunos. A componente investigativa do projecto de estágio teve como intervenientes quatro alunos da classe de contrabaixo do professor cooperante. Seguindo as orientações gerais da metodologia de Investigação-Acção, a observação participante e diários de estudo, feitos pelos alunos, foram os objectos de recolha de dados escolhidos. Foram planificadas aulas em que os princípios da Técnica Alexander foram adaptados às necessidades específicas de cada aluno. Foram analisados os registos de observação e os diários dos alunos da fase préintervenção e da fase pós intervenção. Foi concluído com o presente projecto que a inclusão de princípios da Técnica Alexander no ensino instrumental de contrabaixo pode fomentar o autodidactismo e a auto-análise dos alunos no seu estudo individual, melhorar a sua postura e diminuir eventuais dores resultantes de LER (lesões por esforço repetitivo); concluiu-se ainda que será vantajosa uma adopção de um plano de promoção de saúde pela escola de música em que este projecto foi desenvolvido. | por |
dc.description.abstract | The following report was developed under the Master’s Programme in Music Education of University of Minho, during the 2017/2018 academic year, in the teaching groups M06 (Double Bass) and M32 (Vocal and Instrumental Groups) of the Specialized Artistic Education at the Professional Artistic School of Vale do Ave – ARTAVE. The main goal of this pedagogical intervention was the introduction of the Alexander Technique principles in teaching the double bass as a means of preventing, recognizing and treating injuries derived from repetitive strain in students. Secondly and indirectly, this project aims to raise awareness among artistic educational institutions as well as their teachers, in order for them to act as promoters of their students’ health. The research component of the internship project had four students of the double bass class cooperative teacher as participants. Following the general guidelines for action research methodology, participant observation and the study journals, which were written by each student, were the chosen objects for data collection. These were analysed thoroughly with special focus on the pre-intervention and post-intervention phases. This way, it was possible to conclude that the integration of the Alexander Technique’s principles in the teaching of the double bass can promote self-teaching and self-examination of individual study in students, enhance their posture and diminish possible repetitive strain injuries and their subsequent pain; moreover, the adoption of a health promotion plan by the music school in this project will also be very advantageous. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Contrabaixo | por |
dc.subject | Técnica Alexander | por |
dc.subject | Lesões de esforço repetitivo | por |
dc.subject | Postura | por |
dc.subject | Prevenção | por |
dc.subject | Double Bass | por |
dc.subject | Alexander technique | por |
dc.subject | Repetitive strain injuries | por |
dc.subject | Posture | por |
dc.subject | Prevention | por |
dc.title | Os princípios da Técnica Alexander no ensino instrumental de contrabaixo | por |
dc.title.alternative | The principles of the Alexander Technique in double bass instrumental teaching | por |
dc.type | masterThesis | eng |
dc.identifier.tid | 202110060 | por |
thesis.degree.grantor | Universidade do Minho | por |
sdum.degree.grade | 16 valores | por |
sdum.uoei | Instituto de Educação | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado IE - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Joao Francisco de Magalhaes e Silva Goncalves.pdf | Dissertação de Mestrado | 3,7 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |