Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/57716

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAroso, Nunopor
dc.contributor.authorMiranda, Cláudio Gomespor
dc.date.accessioned2019-01-02T15:02:32Z-
dc.date.issued2017-
dc.date.submitted2017-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/57716-
dc.descriptionRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Músicapor
dc.description.abstractEsta investigação desenvolvida no contexto do Estágio Profissional enquadrado no Mestrado do Ensino da Música na Universidade Do Minho procura enriquecer e complementar a aprendizagem dos alunos de percussão, com a inserção de diferentes materiais didáticos. Desta forma, A Inclusão dos Instrumentos de Música Tradicional nos Conteúdos Programáticos no Ensino Vocacional da Percussão emerge para contribuir a redarguir a problemática do preceito no ensino destes instrumentos. Assim, a nível empírico, com a introdução destes tipos de instrumentos que figuram no património musical português, por vezes preteridos, visa-se aguçar a curiosidade dos alunos na prática e estudo destes instrumentos, explicando o seu mecanismo organológico, as respetivas técnicas de execução e o seu contexto sociocultural. Deste modo, ao fomentar a descoberta pela cultura tradicional portuguesa, os estudantes são incentivados a estimar e a valorizar este tipo de música que lhes pertence. Inferiu-se ainda que a aprendizagem de instrumentos tradicionais de percussão permitiu, para além do conhecimento específico da temática, aprimorar aspetos técnicos e estilísticos gerais da performance dos alunos.por
dc.description.abstractThis research developed in the context of the Professional Internship within the Master of Music Teaching at the University of Minho seeks to enrich and complement the student's percussion learning, with the insertion of different didactic materials. This way, The Inclusion of the Instruments of Traditional Music in the Programmatic Contents in the Vocational Teaching of the Percussion emerges to contribute to solve the problematic of the precept in the teaching of these instruments. Thus, at the empirical level, with the introduction of these types of instruments that appear in the Portuguese musical heritage, sometimes deprecated, it is aimed at stimulating students' curiosity in the practice and study of these instruments, explaining their organological mechanism, their execution techniques and its sociocultural context. Therefore, by encouraging the discovery of the tradicional Portuguese culture, the students were given an incentive to cherish and value the music that belongs to them. It was also inferred that the learning of tradicional percussion musical instruments allow the improvement of general technical and stylistic aspects of student’s perfomances, in addition to the specific knowledge about the subject.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.subjectOs instrumentos de música tradicionalpor
dc.subjectA música tradicionalpor
dc.subjectRitmos tradicionais portuguesespor
dc.subjectTraditional music instrumentspor
dc.subjectTraditional musicpor
dc.subjectTraditional portuguese rhythmspor
dc.titleA inclusão dos instrumentos da música tradicional nos conteúdos programáticos do ensino vocacional da percussãopor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid202108864por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade16 valorespor
sdum.uoeiInstituto de Educaçãopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Cláudio Gomes Miranda.pdf
Acesso restrito!
4,72 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID