Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/57710

TitleEficácia do aquecimento vocal na prática coral
Author(s)Oliveira, António Fernando Rodrigues
Advisor(s)Matos, Vítor Hugo Ferreira de
KeywordsAquecimento
Coro
Exercícios
Técnica-vocal
Warm up
Choir
Exercises
Vocal technique
Issue date2017
Abstract(s)O presente Relatório foi efetuado no âmbito do Mestrado em Ensino de Música da Universidade do Minho, em Braga, tendo o Estágio Profissional ocorrido no Conservatório de Música de Guimarães, anteriormente denominado Academia de Música Valentim Moreira de Sá, com a turma Coro Misto Conjuntos Vocais e Instrumentais, sob a orientação da Professora Cooperante Janete Ruiz. Partindo do pressuposto da importância do Aquecimento Vocal, este Projeto de Intervenção Pedagógica Supervisionada teve como objetivo primordial a construção de um Guião de Aquecimento para Coro de Secundário. Nesse sentido, a turma referida anteriormente aderiu bem à introdução dos exercícios e à concretização dos mesmos, idealizados de propósito para esta finalidade: a de perceber o valor do Aquecimento Vocal. Nos resultados obtidos dos Inquéritos realizados verificou-se que é primordial e de grande relevância a prática destes exercícios, sendo visíveis as diferenças quando os mesmos não são colocados em prática. O seguinte objetivo da investigação de analisar o desempenho do Coro com e sem Aquecimento permitiu constatar que o Coro realizando o Aquecimento apresenta melhor desempenho na prática Coral. As Entrevistas realizadas aos Maestros mostraram que ambos concordam com a importância do Aquecimento Vocal e incentivam a sua realização. Por fim, todos os dados recolhidos ao longo deste trabalho reforçaram a minha opinião inicial sobre esta temática: o Aquecimento Vocal permite a cada um dos elementos do Coro elevar as suas capacidades vocais, levando ao sucesso do Coro nas suas interpretações.
The present report was prepared under the Masters degree of Minho University Music Education, located in Braga. The Professional period of training occurred at "Conservatória de Música de Guimarães", previously named "Academia de Música Valentim Moreira de Sá", with the group "Mixed Choir sets vocals and instrumental" under the guidance of the co-operant teacher Janete Ruiz. Based on the assumption of the great importance of vocal warm up, this Supervised Pedagogical Intervention Project had as its primary objective the construction of a Warm-up Guide for Secondary School Chorus Level. In that way, the previously mentioned Group, adhered well to put in concret form, the exercises for this proposal as can be seen by the results of the enquiries realized. In the results obtained from the surveys, it was verified that the practice of these exercises is extremely important, and the choir performance is different when exercises are not made. Another objective of the investigation was to analyze the performance of the Choir with and without vocal warm-up and it allowed to verify that if the Choir does vocal warm-up, it presents a better performance. Interviews with the conductors showed that both agree with the importance of Vocal Warm-up and encourage its execution. Finally, all data collected throughout this job have reinforced my earliest opinion of this subject.
TypeMaster thesis
DescriptionRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Música
URIhttp://hdl.handle.net/1822/57710
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
António Fernando Rodrigues Oliveira.pdf13,56 MBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID