Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/57710
Título: | Eficácia do aquecimento vocal na prática coral |
Autor(es): | Oliveira, António Fernando Rodrigues |
Orientador(es): | Matos, Vítor Hugo Ferreira de |
Palavras-chave: | Aquecimento Coro Exercícios Técnica-vocal Warm up Choir Exercises Vocal technique |
Data: | 2017 |
Resumo(s): | O presente Relatório foi efetuado no âmbito do Mestrado em Ensino de Música da Universidade do
Minho, em Braga, tendo o Estágio Profissional ocorrido no Conservatório de Música de Guimarães,
anteriormente denominado Academia de Música Valentim Moreira de Sá, com a turma Coro Misto Conjuntos
Vocais e Instrumentais, sob a orientação da Professora Cooperante Janete Ruiz.
Partindo do pressuposto da importância do Aquecimento Vocal, este Projeto de Intervenção
Pedagógica Supervisionada teve como objetivo primordial a construção de um Guião de Aquecimento para
Coro de Secundário.
Nesse sentido, a turma referida anteriormente aderiu bem à introdução dos exercícios e à
concretização dos mesmos, idealizados de propósito para esta finalidade: a de perceber o valor do
Aquecimento Vocal.
Nos resultados obtidos dos Inquéritos realizados verificou-se que é primordial e de grande relevância
a prática destes exercícios, sendo visíveis as diferenças quando os mesmos não são colocados em prática.
O seguinte objetivo da investigação de analisar o desempenho do Coro com e sem Aquecimento
permitiu constatar que o Coro realizando o Aquecimento apresenta melhor desempenho na prática Coral.
As Entrevistas realizadas aos Maestros mostraram que ambos concordam com a importância do
Aquecimento Vocal e incentivam a sua realização.
Por fim, todos os dados recolhidos ao longo deste trabalho reforçaram a minha opinião inicial sobre
esta temática: o Aquecimento Vocal permite a cada um dos elementos do Coro elevar as suas capacidades
vocais, levando ao sucesso do Coro nas suas interpretações. The present report was prepared under the Masters degree of Minho University Music Education, located in Braga. The Professional period of training occurred at "Conservatória de Música de Guimarães", previously named "Academia de Música Valentim Moreira de Sá", with the group "Mixed Choir sets vocals and instrumental" under the guidance of the co-operant teacher Janete Ruiz. Based on the assumption of the great importance of vocal warm up, this Supervised Pedagogical Intervention Project had as its primary objective the construction of a Warm-up Guide for Secondary School Chorus Level. In that way, the previously mentioned Group, adhered well to put in concret form, the exercises for this proposal as can be seen by the results of the enquiries realized. In the results obtained from the surveys, it was verified that the practice of these exercises is extremely important, and the choir performance is different when exercises are not made. Another objective of the investigation was to analyze the performance of the Choir with and without vocal warm-up and it allowed to verify that if the Choir does vocal warm-up, it presents a better performance. Interviews with the conductors showed that both agree with the importance of Vocal Warm-up and encourage its execution. Finally, all data collected throughout this job have reinforced my earliest opinion of this subject. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Música |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/57710 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
António Fernando Rodrigues Oliveira.pdf | 13,56 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |