Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/5770

TítuloSaúde na adolescência : satisfação com a imagem corporal e a auto-estima
Autor(es)Anastácio, Zélia
Carvalho, Graça Simões de
Palavras-chaveAdolescência
Imagem corporal
Auto-estima
Saúde
DataSet-2006
EditoraLidel - Edições Técnicas
CitaçãoPEREIRA, Beatriz Oliveira ; CARVALHO, Graça Simões de – “Actividade física, saúde e lazer : a infância e estilos de vida saudáveis”. [Lisboa] : LIDEL - Edições Técnicas, 2006. ISBN 972-757-423-8. p. 49-61.
Resumo(s)O actual conceito de Saúde considera a imagem corporal e a auto-estima positivas, aspectos fundamentais para que os indivíduos desenvolvam competências de acção na procura do seu bem-estar e do dos outros. A imagem corporal positiva pode ser entendida como significando atracção física, um certo somatotipo, musculatura, magreza, entre outras características. Para os adolescentes, o somatotipo e o peso parecem ser os aspectos mais importantes e subjacente estará a influência do sexo, idade, desenvolvimento pubertário e valores sociais que são transmitidos na família, pelos colegas e pela sociedade. A auto-estima é aceite como um indicador do bem-estar mental e um mediador do comportamento humano. Este trabalho teve como objectivo conhecer o grau de satisfação com a imagem corporal e a auto-estima de adolescentes que frequentavam desde o 7º ao 12º anos de escolaridade e relacioná-los com factores contextuais. A amostra em que o estudo incidiu era constituída por 408 adolescentes, sendo 225 do sexo feminino e 183 do sexo masculino, com média de idades de 15,57 (± 1,84) anos. Para avaliação da satisfação com a imagem corporal utilizou-se o Body Image Satisfaction Questionaire – Raust-von Wright (1989) e para avaliação da auto-estima global utilizou-se a “Self-Esteem Scale” (RSE, 1965). Os dados obtidos foram analisados através do programa SPSS, versão 11.0. Efectuou-se uma análise descritiva e depois recorreu-se à estatística inferencial, para averiguar a influência de vários factores (sexo; idade; ano de escolaridade; idade, profissão e habilitação dos pais; religião) na satisfação com a imagem corporal e na auto-estima. Os resultados sugeriram que o ano de escolaridade e a idade dos adolescentes, assim como a idade do pai, a habilitação da mãe e a religião são factores com influência significativa na imagem corporal e na auto-estima dos adolescentes.
TipoCapítulo de livro
URIhttps://hdl.handle.net/1822/5770
ISBN972-757-423-8
978-972-757-423-0
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Livros e Capítulos de Livros
DCILM - Livros e Capítulos de Livros

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Saude na adolescencia.pdfCapítulo de livro182,56 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID