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TítuloTurismo cultural móvel. Espaços, tempos e logos da arte
Outro(s) título(s)Mobile cultural tourism. Art spaces, times and logos
Autor(es)Andrade, Pedro José de Oliveira
Palavras-chaveMobilidades sociais
Novas metodologias
Turismo cultural
Turista crítico/contra-turista
Turismo popular
Critical tourist/counter tourist
Cultural tourism
New methodologies
Popular tourism
Social mobilities
DataDez-2018
EditoraUniversidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)
RevistaRevista Lusófona de Estudos Culturais
CitaçãoAndrade, P. (2018). Turismo cultural móvel. Espaços, tempos e logos da arte. Revista Lusófona de Estudos Culturais, 5 (2), 349 – 363.
Resumo(s)Os paradigmas globais e a escalabilidade dos processos de mobilidade mudaram profundamente no século passado (Adey, 2014). Um desses fenómenos móveis é o turismo, que constitui a configuração central da viagem dentro da modernidade (Andrade, 1993). As viagens modernas não constituem apenas um espaço e tempo de lazer pacífico, mas também uma arena conflituosa que subjaz e traduz outras questões sociais colaterais (Cohen, 2013; Rickly, 2016; Verstraete, 2009). Este texto apresenta um resumo de uma análise sociológica, referente a algumas questões levantadas no projeto Comunicação Pública da Arte, coordenado pelo autor e financiado pela Fundação para Ciência e Tecnologia-FCT (Ref. PTDC/CCI/68595/2006). No seio deste projeto, um questionário de pesquisa foi respondido por turistas que visitaram a exposição acima mencionada, numa amostra de 504 visitantes. O perfil “turista” incluiu 50 visitantes, e foi considerado pertinente para este estudo, na medida em que o Museu Berardo encontra-se situado numa área turística relevante de Lisboa, a freguesia de Santa Maria de Belém.
The global paradigms and the scalability of mobility processes changed deeply in the last century (Adey, 2014). One of such mobile phenomena is tourism, that constitutes the core configuration of the voyage within modernity (Andrade, 1993). Modern travels constitute not just a space and time of pacific leisure, but as well as a conflictual arena that underlies and translate other collateral social issues (Cohen, 2013; Rickly, 2016; Verstraete, 2009). This text presents a summary of a sociological analysis, regarding some questions raised within the project Public Communication of Art, coordinated by the author, and funded by Foundation for Science and Technology-FCT (Ref. PTDC/CCI/68595/2006). Within this project, a survey questionnaire was answered by tourists who visited the above-mentioned exhibition, inside a sample of 504 visitors. The tourist profile had 50 visitors, and it was considered pertinent for this study, as Museu Berardo is situated inside a relevant Lisbon touristic area, the parish of Santa Maria de Belém.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/57459
ISSN2184-0458
e-ISSN2183-0886
Versão da editorahttp://rlec.pt/index.php/rlec/issue/view/10
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CECS - Artigos em revistas nacionais / Articles in national journals

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