Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/57442
Título: | A aprendizagem das Ciências Musicais: estratégias potenciadoras do estudo autónomo dos alunos |
Outro(s) título(s): | The Learning of Musical Sciences: strategies that enhance the autonomous study of students |
Autor(es): | Lopes, Pedro Manuel Coutinho |
Orientador(es): | Lessa, Elisa |
Palavras-chave: | Tecnologia educativa Estudo autónomo Computador Internet Educational technology Autonomous study Computer |
Data: | 2017 |
Resumo(s): | O projeto de intervenção pedagógica foi desenvolvido no âmbito da Prática Supervisionada
do Mestrado em Ensino de Música. O estágio envolveu as turmas de 6º e 8º grau da disciplina
História da Cultura das Artes e de 1º e 5º grau de Formação Musical do Conservatório de Música
de Barcelos.
Este projeto tem como título “A aprendizagem das Ciências Musicais: estratégias
potenciadoras do estudo autónomo dos alunos” e, como evidenciado no título, revela as
estratégias, através dos meios tecnológicos, como o computador e a Internet, para o estudo
autónomo do aluno visando a melhoria na aprendizagem da música. Os motivos que levaram à
escolha do tema prendem-se com o desejo de compreender os fundamentos dos benefícios do
estudo autónomo do aluno, enquanto atividade potenciadora de aprendizagem. Um dos objetivos
deste projeto consiste em conceber um suporte digital para estudo como recurso didático para as
disciplinas de História da Cultura e das Artes e de Formação Musical. Na sua concretização foram
utilizadas duas plataformas digitais: a google forms e a wix.com. Considerando a importância de
os alunos terem acesso à informação, exercícios e outros materiais sobre os conteúdos lecionados,
estes espaços digitais deram aos alunos um contacto mais direto e ativo no trabalho de ambas as
disciplinas ficando demonstrado na intervenção uma melhoria significativa na participação na sala
de aula e uma aprendizagem de sucesso. The project of pedagogical intervention was developed within the scope of the Supervised Practice of the Master in Music Teaching. The stage involved the 6th and 8th grade classes of the History of Culture of Arts course and 1st and 5th grade of Music Formation of the Music Conservatory of Barcelos. This project is entitled "The Learning of Musical Sciences: Strategies that Enhance the Autonomous Study of Students" and, as evidenced in the title, reveals the strategies, through technological means, such as the computer and the Internet, for the autonomous study of the student aiming at improvement in music learning. The reasons that lead to the choice of theme are related to the desire to understand the fundamentals of the benefits of autonomous student study as a learning activity. One of the objectives of this project is to design a digital support for study as didactic resource for the subjects of History of Culture and Arts and Music Education. In its implementation, two digital platforms were used: google forms and wix.com. Considering the importance of the students having access to the information, exercises and other materials on the contents taught, these digital spaces gave the students a more direct and active contact in the work of both disciplines, being demonstrated in the intervention a significant improvement in the participation in the room classroom and successful learning. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Música |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/57442 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado IE - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Pedro Manuel Coutinho Lopes.pdf | Relatório de Estágio | 8,5 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |