Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/57400

TítuloDefinição de indicadores de desempenho através da análise e interpretação de dados
Autor(es)Barros, Inês Gonçalves
Orientador(es)Leão, Celina Pinto
Palavras-chaveLogística
Transportes
Indicadores de desempenho
Balanced scorecard
Logistic
Transports
Key process indicators
Data2018
Resumo(s)Este projeto foi desenvolvido na empresa Bysteel, S.A, uma empresa especializada na conceção/projeto, produção e montagem de estruturas metálicas de médio e grande porte e sistemas de fachadas de acordo com os mais elevados padrões do mercado, localizada em Palmeira – Braga, integrada no complexo industrial sede do grupo DST (Domingos da Silva Teixeira), do qual faz parte. Nos mercados de hoje, é importante as empresas serem cada vez mais eficazes e competitivas no setor em que se inserem e estarem cada vez mais atentas e recetíveis à implementação de novas estratégias enfrentando obstáculos à mudança. A complexidade dos sistemas de gestão tem criado a necessidade do uso de ferramentas de sistemas de informação mais simples e fáceis de entender, a fim de melhorar o desempenho das atividades das empresas em geral. Sabendo que, ao medirmos, nos tornamos mais conscientes e atentos ao que está a acontecer na organização, tornando mais simples a tomada de decisão. É nesse momento que surgem os Indicadores de Desempenho (KPI - Key Performance Indicator) para a logística. Estes KPI’s permitem medir o desempenho da empresa possibilitando um planeamento sobre todos os níveis hierárquicos de forma a seguirem a mesma direção e objetivos com estratégias definidas. Assim, o principal objetivo deste projeto é estudar as atividades logísticas e a sua eficiência, definir e analisar indicadores de desempenho, focando-se exclusivamente no transporte. São expostos e analisados os quatro indicadores de desempenho existentes no Departamento Logístico – ramo de transportes, mas a necessidade de melhorar o desempenho e eficiência deste ramo fez com que a Bysteel tivesse a necessidade de medir novos KPI’s. De seguida, procedeu-se à elaboração e apresentação da proposta de novos indicadores, assim como a sua monitorização. É através desta monitorização que o responsável pela análise KPI’s poderá apresentar à organização a necessidade de mudanças para atingir melhoria no desempenho do processo. A implementação de um dashboard, com informações importantes para a organização, foi também sugerida. Os KPI’s propostos foram classificados, e três (dos oito KPI’s propostos) foram de imediato colocados em prática. Como contribuição destaca-se a integração de três perspetivas contidas no Balanced Scorecard (Financeira, Cliente e Processos Internos) nos KPI’s, da logística aplicados ao transporte, utilizados na empresa.
This project was developed in the company Bysteel S.A, a company specialized in the design, production and assembly of metallic structures of medium and large size, as well as, systems of facades according t the market’s highest standards. Located in Palmeira – Braga, this company is integrated in the industrial complex headquarters of t DST group (Domingos da Silva Teixeira), of which it is part of. In today’s market it is crucial for businesses to be increasingly useful and competitive in the industry they are in, and to be increasingly attentive and receptive to the implementation of new strategies facing obstacles to change. The complexity of management systems has created the need for more straight forward and easier to understand information systems tools that consequently will improve the performance of business activities in general. By having a performance measurement tool we become more aware of what is happening in the organisation, resulting in a much simpler decision making process. It is at this point that the Key Process Indicators (KPI) for logistics arise. These KPIs allow us to measure company performance by enabling planning across all hierarchical levels to follow the same direction and objectives with defined strategies. Thus, the primary objective of this project is to study logistics activities and their efficiency, define and analyse performance indicators, to focus exclusively on transportation. The four performance indicators in the Logistics Department – transport sector are exposed and analysed, but the need to improve the performance and efficiency of this branch has showed that Bysteel needs to measure new KPIs. Subsequently, the proposal for new performance indicators was drawn up and presented, as well as their monitoring. It is through this monitoring that the person in charge of the analysis of the performance indicators can present to the organisation the need for changes to achieve improvement in the process performance. The implementation of a dashboard, with important information for the organization, was also suggested. The proposed KPIs were classified, and three (out of eight proposed KPIs) were immediately put into practice. As a contribution, the integration of three perspectives contained in the Balanced Scorecard (Financial, Customer and Internal Processes) into the KPIs used in the company stand out.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Engenharia Industrial (área de especialização em Gestão Industrial)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/57400
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
DPS - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
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