Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/57381

TítuloA resolução participada de problemas relativos à organização do espaço e dos materiais experienciados durante o tempo de trabalho na área da casa
Outro(s) título(s)The participated resolution of problems relative to the organization of the space and the materials experienced during the work time in the house area
Autor(es)Ferreira, Mariana Xavier Cardoso
Orientador(es)Parente, Maria Cristina Cristo
Palavras-chaveOrganização
Espaço
Materiais
Área da casa
Resolução de problemas
Organization
Space
Materials
House area
Problem solving
Data2017
Resumo(s)O presente relatório de estágio, construído no âmbito da unidade curricular Estágio (inserida no plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar), reporta-se à conceção, desenvolvimento e avaliação de um projeto de intervenção pedagógica supervisionada que decorreu numa sala de jardim de infância relativa a um grupo de vinte e cinco crianças com idades compreendidas, a oito de novembro de dois mil e dezasseis, entre os quatro anos e nove meses e os cinco anos e dez meses. Tendo em consideração as variáveis situacionais observadas, delineou-se como principal finalidade promover situações favoráveis à resolução, por parte das crianças, de problemas relativos à organização do espaço e dos materiais por si experienciados durante o tempo de trabalho na área da casa. Durante este percurso de resolução, estruturalmente documentado tendo em consideração etapas consideradas caracterizadoras do mesmo - a problematização, a delineação de um plano, a execução do plano e a avaliação -, num contexto aproximado ao da investigação-ação, procurou-se perceber qual o impacto educativo da intervenção pedagógica desenvolvida. Esta investigação, neste caso, de caráter qualitativo, ancorou-se em registos escritos e em imagens, os quais foram possibilitados graças à observação e ao registo vídeo, áudio e fotográfico. Esta informação, depois de organizada e de os seus significados essenciais serem sintetizados, permitiu concluir que, contrariamente ao verificado antes da efetivação deste projeto, os planos das crianças se revelaram mais detalhados, não sendo caracterizados por uma certa relutância relativamente à especificação dos materiais que intencionavam utilizar. Verificou-se ainda que durante o tempo de trabalho as crianças tiveram facilidade em encontrar os materiais que desejavam e levaram a cabo os seus planos, não revelando dúvidas quanto ao local e modo de arrumação dos materiais. Indiciou também que o facto de este ter sido um processo de resolução levado a cabo por um grupo de crianças ativamente implicado nele teve consideráveis repercussões no que se refere, entre outros aspetos, à sensação de bem-estar, à apropriação da utilização do espaço e da localização de cada material - a qual constitui a base de uma progressiva autonomia -, ao desenvolvimento de competências de resolução de problemas, da autoconfiança, do sentido de pertença e da consciência de si como aprendente - componentes que integram o desenvolvimento da área transversal formação pessoal e social. Neste sentido, salienta-se a importância da reflexão permanentemente sobre esta decisiva dimensão pedagógica - o espaço -, não desvalorizando, também neste âmbito, a participação das crianças: sujeitos e agentes do processo educativo.
The present practicum report, written in the scope of the practicum curricular unit (inserted in the study plan of the Master's in Pre-School Education), reports the conception, development and evaluation of a supervised pedagogical intervention project which occurred in a kindergarten room with a group of twenty-five children between four years and nine months and five years and ten months of age on the eighth of November, two thousand and sixteen. Considering the situational variabilities observed, the goal was to promote situations favourable to the solving of problems related to the organization of the space and the materials experienced over the work time at the house area by the children. During this problem solving process, structurally documented considering its characterizing steps — problematization, the definition of a plan, the execution of the plan and the evaluation -, in a context approximate to that of action research, we tried to understand the educative impact of the developed pedagogical intervention. This research, of qualitative character, anchored itself in written records and images, which were taken through observation, video, audio and photographic record. This information, once organized and its essential meanings synthesized, allowed to conclude that, contrary to what was verified before the implementation of this project, the plans of the children revealed themselves more detailed, not being characterized by a certain reluctance in specifying the materials they intended to use. Moreover, it was verified that the children could easily find the materials they wished for and that the work time proceeded as they had planned, not presenting doubts in relation to the place and mode of arranging the materials. It was also indicted that the fact that this solving process was performed by a group of children actively implicated in it had considerable repercussions in relation to, amongst other aspects, the feeling of well-being; the appropriation of the utilization of the space and the location of each material — which constitutes the basis for a progressive autonomy —; the development of problem solving competences, self-confidence, the sense of ownership and the consciousness of oneself as learner - components which integrate the development of the transversal area of personal and social formation. Thus, the importance of permanent reflexion about this decisive pedagogical dimension - space - is emphasized. It is, nonetheless, crucial not to depreciate, also in this sense, the participation of the children: subjects and agents of the educative process.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar
URIhttps://hdl.handle.net/1822/57381
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Mariana Xavier Cardoso Ferreira.pdf
Acesso restrito!
55,11 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID