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TitleRelações entre cultura organizacional e trabalho docente no Instituto Federal do Rio Grande do Norte
Other titlesRelationship between organizational culture and teacher work at the Federal Institute of Rio Grande do Norte
Relaciones entre cultura organizacional y trabajo del profesor en el Instituto Federal de Rio Grande do Norte
Author(s)Medeiros, Jássio Pereira
Torres, Leonor Lima
KeywordsEducação profissional
Cultura organizacional
Trabalho docente
Issue dateDec-2018
PublisherEditora UNOESC
JournalRoteiro
CitationMedeiros, Jássio P. & Torres, Leonor L. (2018). Relações entre cultura organizacional e trabalho docente no Instituto Federal do Rio Grande do Norte, Roteiro, Joaçaba, Edição Especial, 241-272. http://dx.doi.org/10.18593/r.v0i0.16362
Abstract(s)O presente estudo objetivou analisar as relações entre os construtos Cultura Organizacional e Trabalho Docente, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), mediante a proposta de expansão da educação profissional no Brasil. Para tanto, recorreu-se a construção de um modelo teórico apoiado, principalmente, nas discussões de Torres (2004) sobre cultura escolar, cultura organizacional escolar e cultura organizacional de escola, e nas discussões de Mancebo (2007) sobre precarização, intensificação, flexibilização, descentralização e avaliação do trabalho docente. Recorreu-se ao método do estudo de caso, que adotou o IFRN como campo de observação. Para recolha dos dados foi administrado um inquérito por questionário junto a 213 professores. Os resultados obtidos sugerem como destaque, entre as variáveis de cultura organizacional, aquela voltada para os valores e normas organizacionais, sendo essa a principal variável a influenciar na realização do trabalho do professor, com ênfase para a sua (in)satisfação com a remuneração recebida e para a precarização das condições de trabalho e intensificação do trabalho docente.
The present study aimed to analyze the relationship between the constructs Organizational Culture and Teaching Work in the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do Norte (IFRN), through the proposal of expansion of professional education in Brazil. In order to do so, we used the construction of a theoretical model supported mainly by Torres (2004) discussions on school culture, school organizational culture and school organizational of culture, and Mancebo (2007) discussions on precariousness, intensification, flexibility, decentralization and evaluation of teaching work. We used the case study method, which adopted the IFRN as an observation field. To collect data, a questionnaire survey was administered to 213 teachers. The results obtained suggest that organizational culture variables are those that focus on organizational values and norms, which is the main variable that influences the achievement of the teacher's work, with emphasis on their (in)satisfaction with the remuneration received and to the precariousness of working conditions and intensification of teaching work.
El presente estudio objetivó analizar las relaciones entre los constructos Cultura Organizacional y Trabajo Docente, en el Instituto Federal de Educación, Ciencia y Tecnología de Rio Grande do Norte (IFRN), mediante la propuesta de expansión de la educación profesional en Brasil. Para ello, se recurrió a la construcción de un modelo teórico apoyado en las discusiones de Torres (2004) sobre cultura escolar, cultura organizacional escolar y cultura organizacional de escuela, y en las discusiones de Mancebo (2007) sobre precarización, intensificación, flexibilización, descentralización y evaluación del trabajo docente. Se recurrió al método del estudio de caso, que adoptó el IFRN como local de observación. Para la recogida de los datos se administró una encuesta por cuestionario con 213 profesores. Los resultados obtenidos sugieren como destaque, entre las variables de cultura organizacional, aquella volcada hacia los valores y normas organizacionales, siendo esa la principal variable a influenciar en la realización del trabajo del profesor, con énfasis para su satisfacción en la remuneración recibida y para la precarización de las condiciones de trabajo e intensificación del trabajo docente.
TypeArticle
URIhttp://hdl.handle.net/1822/57367
DOI10.18593/r.v0i0.16362
ISSN0104-4311
e-ISSN2177-6059
Publisher versionhttps://editora.unoesc.edu.br/index.php/roteiro/index
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

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