Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/57259

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCoelho da Silva, José Luíspor
dc.contributor.authorSoares, Joana Dantaspor
dc.date.accessioned2018-12-12T11:52:10Z-
dc.date.available2020-01-01T07:00:18Z-
dc.date.issued2017-
dc.date.submitted2017-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/57259-
dc.descriptionRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Biologia e Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundáriopor
dc.description.abstractA assunção intencional e explícita do desenvolvimento da autonomia dos alunos como uma finalidade educativa conduziu à conceção, implementação e avaliação de uma estratégia pedagógica que se identifica pela transferência progressiva do professor para os alunos da responsabilidade na estruturação do processo de aprendizagem. A estratégia pedagógica incidiu na exploração da temática Sistema Circulatório do 9º ano de escolaridade e envolveu uma turma constituída por 19 alunos. Está estruturada em três momentos que implicam os alunos em processos de reflexão e negociação, conducentes à tomada de decisão acerca das atividades de aprendizagem a implementar. O primeiro e terceiro momentos incidem na análise da estratégia seguida na estruturação do processo de aprendizagem. O segundo momento está estruturado em quatro fases que se distinguem pelo grau de decisão assumido pelo professor e pelos alunos na definição do plano de aula. A avaliação da estratégia pedagógica incidiu na análise do processo de tomada de decisão adotado pelos alunos nos momentos de planificação da aprendizagem, das vantagens educativas do envolvimento dos alunos na tomada de decisão e das dificuldades experienciadas pelos alunos. Os resultados apontam para a adoção de três processos de tomada de decisão que assentam, respetivamente, na concordância inicial, na aceitação do interesse manifestado por alguns alunos e na confrontação de ideias. A participação dos alunos na tomada de decisão é por eles valorizada, indicando a repercussão no maior envolvimento e responsabilidade na realização das atividades de aprendizagem e na maior motivação para aprender. As dificuldades associadas pelos alunos e o tipo de tomada de decisão por eles adotado sugere a importância do incremento de práticas de reflexão metacognitiva associada às práticas de tomada de decisão, do desenvolvimento da compreensão da argumentação na tomada de decisão, do desenvolvimento da compreensão da natureza e das consequências de adoção de diferentes estilos de decisão.por
dc.description.abstractThe intentional and explicit assumption of the development of student autonomy as an educational purpose has led to the conception, implementation and evaluation of a pedagogical strategy that is identified by the progressive transference of the teacher to the students, the responsibility in structuring the learning process. The pedagogical strategy focused on the exploration of the Circulatory System theme of the 9th year of schooling that involved a class of 19 students. It is structured in three moments that involve the students in processes of reflection and negotiation, leading to the decision making about the learning activities to be implemented. The first and third moments focus on the analysis of the strategy followed in structuring the learning process. The second moment is structured in four phases that are distinguished by the degree of decision taken by the teacher and the students in the definition of the lesson plan. The evaluation of the pedagogical strategy focused on the analysis of the decision-making process adopted by the students in the moments of learning planning, the educational advantages of the students' involvement in decision making and the difficulties experienced by the students. The results point to the adoption of three decision-making processes that are based, respectively, on the initial agreement, on the acceptance of the interest shown by some students and on the confrontation of ideas. The participation of the students in the decision making is valued by them, indicating the repercussion in the greater involvement and responsibility in the accomplishment of the learning activities and in the greater motivation to learn. The difficulties associated with the students and the type of decision-making adopted by them suggest the importance of increasing the practices of metacognitive reflection associated with decision-making practices, the development of understanding of argumentation in decision-making, the development of the understanding of nature and the consequences of adopting different styles of decision.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectAutonomiapor
dc.subjectAutodireçãopor
dc.subjectNegociaçãopor
dc.subjectCiências naturaispor
dc.subjectAutonomypor
dc.subjectSelf-directionpor
dc.subjectNegotiationpor
dc.subjectNatural sciencespor
dc.titleA autodireção na aprendizagem das Ciências Naturais: uma intervenção pedagógica na temática Sistema Circulatório do 9º ano de escolaridadepor
dc.title.alternativeSelf-direction in Natural Science Learning: a pedagogical intervention in the Circulatory System of the 9th year of schoolingpor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid202058964por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade19 valorespor
sdum.uoeiInstituto de Educaçãopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Joana Dantas Soares.pdf5,2 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID