Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/57258
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Moreira, Maria Alfredo | por |
dc.contributor.author | Sá, Maria de Fátima Mendes de | por |
dc.date.accessioned | 2018-12-12T11:42:35Z | - |
dc.date.available | 2018-12-12T11:42:35Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.date.submitted | 2017 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/57258 | - |
dc.description | Relatório de estágio de mestrado em Ensino do Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico | por |
dc.description.abstract | O presente relatório de estágio pedagógico supervisionado, realizado no âmbito do Mestrado em Ensino do Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico, descreve e fundamenta o projeto de intervenção subordinado ao tema “Abrir horizontes e janelas para o mundo”: as histórias na promoção da consciência intercultural e educação para a cidadania. O projeto foi desenvolvido numa turma do 4º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico e os seus objetivos foram os seguintes: identificar atitudes e preferências dos alunos face à audição/leitura de histórias em inglês e ao uso de histórias como estratégia didática; explorar o storytelling como estratégia didática de motivação para a aprendizagem e desenvolvimento de competências gerais e comunicativas numa abordagem de consciencialização intercultural e de educação para a cidadania; desenvolver competências de autorregulação da aprendizagem; avaliar o impacto da intervenção pedagógica na promoção de uma consciência intercultural e da educação para a cidadania. Tendo por base a fase de observação de contexto, onde procedi à recolha de dados que me permitiram desenvolver e implementar, na segunda fase, atividades direcionadas ao desenvolvimento da consciência intercultural e educação para a cidadania, o culminar deste projeto teve lugar na fase de avaliação, onde um conjunto de instrumentos aplicados me permitiu chegar a algumas conclusões. As estratégias de intervenção passaram pela exploração de três histórias e respetivas sequências didáticas, tendo também procedido à avaliação linguística e processual das aprendizagens dos alunos. Os resultados finais revelaram que a utilização das histórias na promoção da consciência intercultural e educação para a cidadania é algo benéfico e profícuo. A turma em causa assimilou a importância de abordar este tipo de conteúdos nas aulas e desenvolveu comportamentos e conhecimentos promotores da consciência intercultural. | por |
dc.description.abstract | This supervised teaching training report, carried out under the Master in Teaching of English in the Primary Education, aims to describe and base the Intervention Project entitled “Opening horizons and a window to the world”: raising intercultural awareness and citizenship education through stories. The project was developed in a class of the 4th grade in a primary school and its objectives were: to identify students' attitudes and preferences regarding listening to / reading stories in English and to use stories as a didactic strategy; to explore storytelling as a motivational didactic strategy for the learning and development of general and communicative competences in an intercultural awareness and citizenship education approach; to develop learning self-regulation skills; to evaluate the impact of the pedagogical intervention on raising intercultural awareness and citizenship education. Based on the context observation phase, where I proceeded to collect data that allowed me to develop and implement, in the second phase, activities aimed at the development of intercultural awareness and citizenship education, the culmination of this project took place in the evaluation phase, where a set of instruments applied allowed me to reach some conclusions. The intervention strategies were based on the exploration of three stories and their respective didactic sequences, as well as on the linguistic and procedural evaluation of students' learning. The final results revealed that the use of stories in raising intercultural awareness and citizenship education is beneficial and fruitful. The class in question assimilated the importance of addressing this type of content in the classroom and developed behaviours and knowledge raising their intercultural awareness. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Histórias | por |
dc.subject | Consciência intercultural | por |
dc.subject | Educação para a cidadania | por |
dc.subject | 1º CEB | por |
dc.subject | Storytelling | por |
dc.subject | Intercultural awareness | por |
dc.subject | Citizenship education | por |
dc.subject | Primary education | por |
dc.title | “Abrir horizontes e janelas para o mundo”: as histórias na promoção da consciência intercultural e educação para a cidadania | por |
dc.title.alternative | “Opening horizons and a window to the world”: raising intercultural awareness and citizenship education through stories | por |
dc.type | masterThesis | eng |
dc.identifier.tid | 202058905 | por |
thesis.degree.grantor | Universidade do Minho | por |
sdum.degree.grade | 18 valores | por |
sdum.uoei | Instituto de Educação | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Maria de Fátima Mendes de Sá.pdf | 4,26 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |