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TítuloO conceito de mudança em História: conceções de alunos do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico a partir da exploração de fontes visuais e objetuais
Autor(es)Moreira, Flávia Rafaela Fernandes
Orientador(es)Solé, Maria Glória Parra Santos
Palavras-chaveMudança
Orientação temporal
Tempo histórico
Compreensão histórica
Fontes visuais e objetuais
Change
Temporal orientation
Historical time
Historical understanding
Visual and object sources
Data2017
Resumo(s)O presente projeto de intervenção pedagógica supervisionada foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e em Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, da Universidade do Minho e resulta de um estudo reflexivo implementado e desenvolvido em dois contextos educativos do 1.º e do 2.º Ciclos do Ensino Básico (CEB). Com a implementação deste projeto de investigação-ação perspetivamos perceber e aclarar que conceções apresentam os alunos acerca do conceito de segunda ordem - mudança histórica - recorrendo às fontes visuais e objetuais como ferramentas didático-pedagógicas e analisar como práticas de ensino desafiadoras podem contribuir para a estruturação da compreensão da mudança nos alunos. No que concerne ao 1.º CEB o estudo contou com uma amostragem participante de 21 alunos do 1.º ano de escolaridade. Neste contexto, estruturaram-se um conjunto de atividades diversificadas e motivadoras que incidiram sobre a mudança orientada para o estudo do passado pessoal e familiar dos alunos. Relativamente ao 2.ºCEB participaram 25 alunos do 6.ºano de escolaridade e o desenvolvimento do projeto decorreu na disciplina de História e Geografia de Portugal, norteando-se pelas temáticas relativas ao Estado-Novo, 25 de abril de 1974, regime democrático e Portugal na União Europeia, dando enfoque às mudanças que foram ocorrendo ao longo destes marcos históricos da história nacional. A concretização das intervenções alicerçou-se a uma prática de ensino-aprendizagem baseado na investigação-ação e orientado por princípios construtivistas e por práticas sustentadas no modelo aulaoficina. Para a recolha dos dados foram aplicados diferentes técnicas e instrumentos, dos quais destacamos o uso de entrevistas semiestruturadas realizadas no início do projeto com recurso a tarefas de ordenação de imagens sobre a temática da família, tarefas de papel e lápis (fichas de trabalho), linhas do tempo, exploração de fontes visuais e objetuais e fichas metacognitivas, privilegiando os diálogos estabelecidos entre aluno-professor e aluno-aluno. Os resultados da análise dos dados, realizada segundo a metodologia da Grounded Theory, permitiram concluir que um ensino explícito em torno do conceito de mudança favorece a compreensão temporal dos alunos e o sentido de orientação temporal, sendo um conceito estrutural para a compreensão histórica, mas que se revela um conceito complexo que necessita de uma prática sistemática e ajustada de acordo com o nível de escolaridade.
The present project of supervised pedagogical intervention was developed in the scope of both the Masters in Teaching of the 1st Cycle of Basic Education (CBE) and in Portuguese and History and Geography of Portugal in the 2nd CBE of the University of Minho and results from a reflexive study implemented and developed in two educational contexts of the 1st and 2nd CBE. With the implementation of this action-research project, we intend to understand and clarify the concepts of the students about the second-order concept - historical change - using visual and object sources as didactic-pedagogical tools as well as analyze how challenging teaching practices can contribute to the understanding of change in students. With regard to the 1st CBE, this study was developed with the participation of 21 students from the 1st grade of schooling. In this context, a set of diverse and motivating activities were structured focusing on the change directed to the study of the personal and familiar past of the students. Regarding the 2nd CBE, 25 students from the 6th grade of education participated. In this project developed on the History and Geography of Portugal subject, guided by the themes related to the Estado Novo, April 25 1974, democratic regime and Portugal in the European Union, focusing on the changes that have taken place along these historical milestones of national history. The implementation of the interventions was based on a teaching-learning practice based on action-research and guided by constructivist principles and practices based on the classroom-workshop model. In order to collect the data, different techniques and instruments were applied, of which we highlight: the use of semistructured interviews carried out at the beginning of the project, using image sorting tasks on family topics; paper and pencil tasks; timelines; exploration of visual and object sources; and metacognitive worksheets, focusing on dialogues established between student-teacher and studentstudent. The data analysis, carried out according to the Grounded Theory methodology, allowed us to conclude that an explicit teaching about the concept of change favors the students' temporal comprehension and their sense of temporal orientation, showing to be a structural concept for the historical understanding. Nonetheless this is a complex concept that needs a systematic and adjusted practice according to the level of schooling.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2º Ciclo do Ensino Básico
URIhttps://hdl.handle.net/1822/57251
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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