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https://hdl.handle.net/1822/57241
Título: | Modelos didáticos na educação física: as representações teórico-práticas dos professores: relatório de estágio |
Outro(s) título(s): | Didatic models in physical education. the theoretical-practical representations of teachers: praticum report |
Autor(es): | Teles, Rúben Brandão da Silveira |
Orientador(es): | Cunha, António Camilo |
Palavras-chave: | Educação física Desporto Modelos didáticos Professores Jogo Physical educatioe Didactic models Teachers Sport Game |
Data: | 2017 |
Resumo(s): | O presente Relatório de Estágio Profissional é o resultado da Prática de Ensino Supervisionado
(PES), concretizado numa escola do distrito de Braga. O relatório é composto por (três) momentos
pedagógicos e um momento investigativo. Este último diz respeito ao conhecimento dos Modelos
Didáticos na Educação Física: Representações teórico-práticas dos professores.
Inicialmente, a escolha deste tema assentou num interesse pessoal, de perceber quais os
modelos adotados nas aulas de educação física por parte dos professores. Na análise empírica
constatamos que maioritariamente (e tradicionalmente), os modelos estavam assentes no ensino dos
gestos técnicos (modelo desportivo da Educação Física), como via de aprender a jogar. Este parece ter
sido o importante fator que contribuiu para os comportamentos estereotipados nos alunos o que,
muitas vezes, leva à desmotivação e ao próprio afastamento e abandono das práticas de movimento.
Apesar do surgimento de novos modelos de ensino da Educação Física, os quais passam pela
compreensão, pelo aprender jogando, pela dimensão holística dos movimentos, gestos e
comportamentos, onde os alunos são parte ativa, o modelo técnico e estruturado (rígido) parece ainda
dominar.
É, desta forma, que surge o meu interesse na observação e entrevista dos profissionais desta
área, com o intuito de conhecer e perceber quais os modelos didáticos que estão a ser aplicados na
atualidade, em algumas das escolas do distrito de Braga. É através deste conhecimento e perceção
que pretendo dar a conhecer os vários modelos, as suas respetivas vantagens e desvantagens didáticas
na educação física. The present report is part of a professional placement conducted in a school of Braga District inserted on a practice of supervised teaching (i.e., Prática de Ensino Supervisionado (PES)). The subject choice of the current dissertation has its roots in a personal interest in the models adopted in physical education classes by the corresponding professionals. The empirical analysis demonstrated that the majority, and traditionally, used approaches had its basis on the teaching of mechanical movements (i.e., Sportive Model of Physical Education), as promoters of the know-how of the activities. Subsequently, the pupils denoted stereotyped behaviours leading to a lack of motivation, potentially resulting in the drop out of the movement practices. In spite, the emergence of new models of physical education, that incorporate understanding by learning while playing, through the integrated dimension (i.e., holistic) of movements, gestures and behaviours, where the pupils represent an active part, the strict structured technical model yet seems to dominate. Moreover, an interest in observing and interviewing the professionals of this field arose, aiming to understand which didactic models are currently applied in some schools of Braga district, presenting the various models and particular didactics advantages and disadvantages in physical education. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/57241 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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