Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/57216

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPipa, Luís Filipe Barbosa Loureiropor
dc.contributor.advisorMagalhães, José Gil Pacheco Soarespor
dc.contributor.authorRego, Sofia Marlene Pereira dopor
dc.date.accessioned2018-12-11T08:43:48Z-
dc.date.available2020-01-01T07:00:36Z-
dc.date.issued2017-
dc.date.submitted2017-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/57216-
dc.descriptionRelatório de estágio de mestrado em Ensino da Músicapor
dc.description.abstractO presente relatório de estágio, inserido no âmbito da unidade curricular de Estágio Profissional do 2º ano do ciclo de estudos conducente ao grau de mestre em Ensino de Música na Universidade do Minho, tem como principal objetivo a criação de uma sequência de exercícios de respiração, aplicáveis e praticáveis nas aulas de instrumento e no estudo individual do aluno. Pretende-se promover a motivação e a autonomia, sensibilizando-os sobre a importância que os mesmos podem exercer na qualidade e no êxito de cada performance. Existindo uma oferta abastada e diversificada de material pedagógico, métodos específicos cuja funcionalidade visa trabalhar cada aspeto técnico e musical, este relatório nasceu justamente da necessidade que surge na seleção do exercícios de respiração e, consequentemente, na distinção entre os mais ou menos eficazes. Para a criação desta sequência de exercícios de respiração, recorreu-se a entrevistas e questionários cujas questões pretenderam, fundamentalmente, apurar a frequência e a prática dos mesmos por outros instrumentistas. No plano de intervenção, promoveu-se na prática individual a utilização de três exercícios de respiração cuja função principal pretendeu desenvolver a capacidade respiratória; a autonomia do aluno no estudo individual; a utilização de exercícios de respiração como método para promover melhoramento de outros conteúdos. A progressão dos alunos na execução dos exercícios foi vísivel e refletiu-se numa performance de maior qualidade, salientando-se um melhoramento da qualidade sonora, da afinação, da projeção e da capacidade respiratória. Destacou-se os diferentes tipos de respiração e a forma como a embocadura e a emissão do ar interferem na qualidade sonora do instrumento, tendo sido realizada uma revisão da literatura que abraça, especialmente, autores e pedagogos flautistas, trombonistas e tubistas.por
dc.description.abstractThe present internship report, which is part of the Professional Internship course of the 2nd year of the study cycle leading to the master’s degree in Music Education at the University of Minho, has as main objective the creation of a sequence of breathing exercises, applicable and feasible in instrumental classes and in the individual study of the student. The aim is to promote motivation and autonomy, raising students’ awareness of its importance on the quality and success of each performance. There is a rich and diversified offer of pedagogical material, specific methods whose functionality is to work on each technical and musical aspect, and this report was born precisely from the need that arises in the selection of breathing exercises and, consequently, in the distinction between the more or less effective ones. In order to create this sequence of breathing exercises, interviews and questionnaires were used, with questions which fundamentally sought to determine their frequency and practice by other instrumentalists. In the intervention plan, the usage of three breathing exercises was promoted in individual practice with the main function of developing the respiratory capacity; the autonomy of the student in individual study; the usage of breathing exercises as a method to promote improvement of other contents. Student progression in the execution of the exercises was visible and was reflected in a performance of higher quality, emphasizing an improvement of the sound quality, the tuning, the projection and the respiratory capacity. The different types of breathing and the way in which the embouchure and the air emission interfere with the sound quality of the instrument were emphasized, and a literature review was carried out, embracing especially authors and pedagogue flutists, trombonists and tubists.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectExercícios de respiraçãopor
dc.subjectQualidade da performancepor
dc.subjectBreathing exercisespor
dc.subjectQuality of performancepor
dc.titleA respiração na prática do ensino da flauta transversalpor
dc.title.alternativeBreathing in the practice of teaching the transverse flutepor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid202053075por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade16 valorespor
sdum.uoeiInstituto de Educaçãopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Sofia Marlene Pereira do Rego.pdf3,07 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID