Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/57213
Título: | A disciplina de Classe de Conjunto no regime de Iniciação: contributo para o repertório da orquestra de sopros |
Outro(s) título(s): | The Chamber Music Class at he initiatory level: a contribute to the development of the wind ensemble repertoire |
Autor(es): | Fernandes, Jorge Dinis Ribeiro |
Orientador(es): | Aroso, Nuno |
Palavras-chave: | Classe de conjunto Orquestra de sopros Regime de iniciação Repertório Chamber music class Wind orchestra Premier level Repertoire |
Data: | 2017 |
Resumo(s): | O presente relatório insere-se no âmbito da realização do estágio profissional do Mestrado em
Ensino da Música e pretende documentar o trabalho realizado num projeto de intervenção
pedagógica supervisionada, realizado no Conservatório de Música do Porto, que teve como
objetivo central a criação de materiais para orquestra de sopros de iniciação. Através da
encomenda de obras a jovens compositores portugueses, com sugestões prévias, temáticas e
técnicas, os alunos puderam experimentar diversos requisitos interpretativos, nomeadamente
o uso abrangente de dinâmicas, a utilização de sons falados que contribuíram
significativamente para o caráter das obras e para a motivação na sua execução. Os objetivos
delineados para a minha intervenção foram promover e contribuir para o desenvolvimento dos
programas e materiais didáticos; desenvolver o referencial musical cultural dos alunos; e,
desenvolver atividades que promovam a audição participada dos alunos em contexto de sala
de aula: avaliar o impacto das tarefas propostas no contexto de estágio. Após a fase de
observação das aulas, sobretudo das aulas de classe de conjunto, pudemos constatar que
este projeto envolveu e desenvolveu diferentes linguagens na aprendizagem dos alunos. No
final da fase de intervenção foi recolhida alguma informação dos alunos, através de
questionários. Após a análise dos mesmos, concluiu-se que este projeto contribuiu
significativamente para o progresso e motivação dos alunos participantes. Como atividade
final desta intervenção, realizou-se um concerto com as três obras encomendadas em que foi
visível e comprovado que os alunos quando estão motivados e gostam dos conteúdos
abordados, envolvem-se mais e colaboram para um resultado final com um nível mais elevado. This report is part of the Master's Degree professional internship in Music Teaching of Minho University and aims to document the work carried out in a supervised pedagogical intervention project, at the Oporto Music Conservatory. The main objective was to stimulate the repertoire creation for a children wind orchestra. Through the commissions to young Portuguese composers and therefore an approach to different languages and concepts, the students experienced different musical requests, namely the wide use of varied dynamics and the use of spoken sounds. The objectives planned for the intervention were: to promote and contribute to the development of didactic materials; to develop the students cultural musical referential; to develop activities that promote the students active hearing in the classroom; to evaluate the impact of the proposed tasks. After the observation period, we could understand that this project involved and developed different languages in the students' learning process. At the end of the intervention period, information was collected from the students through questionnaires which allowed us to conclude that this project contributed significantly to the progress and motivation of the students. The final activity of this intervention, complied a concert by the students playing the three commissioned scores. At this point was visible that when students are motivated and when they like the working materials, they become more involved and collaborative achieving a high level final result. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Música |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/57213 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Jorge Dinis Ribeiro Fernandes.pdf | 2,49 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |