Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/57104

TítuloA memorização musical para o desenvolvimento de competências de aprendizagem do trompete
Autor(es)Pereira, Sérgio Filipe Rocha
Orientador(es)Aroso, Nuno
Palavras-chaveMemorização
Estratégias
Aprendizagem
Trompete
Metodologia
Memorization
Strategies
Learning stages
Trumpet
Methodology
Data2017
Resumo(s)O presente trabalho de investigação resulta do Estágio Profissional realizado no Conservatório de Música do Porto, no âmbito no Mestrado em Ensino de Musica da Universidade do Minho e apresenta a concretização e o desenvolvimento da Metodologia de Intervenção executada durante o ano letivo de 2015/2016. O ser humano nasce com a capacidade de memorização que lhe é inerente à capacidade de retenção de informação, podendo ser desenvolvida e estimulada de diferentes formas. A nível teórico verificam-se variadas abordagens sobre a estreita relação entre a aprendizagem e a memória, enquanto estímulo de desenvolvimento das capacidades musicais. Com o objetivo de potencializar as capacidades dos alunos, o presente trabalho de investigação estrutura-se sobre uma Metodologia de Intervenção que pretendeu analisar, a correlação entre memória e aprendizagem, assim como a sua influência no desenvolvimento das capacidades cognitivas e musicais do aluno. De forma a materializar os princípios enunciados, foi realizada uma sistematização e um método de analise qualitativo de avaliação dos alunos - exercício prático - segundo os mesmos critérios, de forma a identificar a ocorrência de variantes das suas capacidades, quando submetidos a exercícios de memorização. A estratégia da metodologia baseou-se nos procedimentos de recolhas de análises sobre a amostra e consequentemente a avaliação contínua do processo evolutivo de aprendizagem dos alunos. Os dados obtidos foram complementados por um inquérito - exercício pedagógico - realizado a professores de trompete com o intuito de explorar diferentes metodologias e resultados associados à aprendizagem através do estímulo da memória, assim como técnicas e estratégias já lecionadas. A partir dos resultados obtidos depreende-se que os procedimentos e técnicas de memorização estimulam a memória e incitam o desenvolvimento, e a aprendizagem musical, verificando-se a contribuição da memória enquanto ferramenta operativa de ensino e evolução musical do aluno. O trabalho desenvolvido, com esta amostra, proporcionou a criação da metodologia de avaliação e ação, que pode ser aplicada a diversos casos, amostras e contextos, na busca de novos conhecimentos. A evolução do conhecimento constitui-se a partir da permuta de conhecimento, desta forma pretendeu-se que a metodologia criada, enquanto processo de experimentação, seja extensível e recetível a outras possibilidades.
The present research work is a result of the Professional Internship held in Conservatory of Music of Porto, in a connection with Master of Music Education at the University of Minho and reflects the achievement and development of Methodology Intervention implemented during the academic year 2015/2016. The human being is born with the capacity of memorizing that is intrinsic to the retention capacity of information, can be developed and stimulated in diverse ways. At the theoretical level, there are several approaches about the strict relationship between apprenticeship and memory, as a stimulus for the development of musical abilities. With the aim of maximise the student’s abilities, the present work of investigation is structured on a Methodology Intervention that intended to analyse the correlation between memory and apprenticeship, as well as the influence on the development of cognitive and musical capacities of the student. To materialise the mentioned principles, it was made a systematisation and a method of analysis qualitative of student’s evaluation - practical exercise - on the same principles, in order to identify occurrence of variants of their capacities, when submitted to memory exercises. The methodology strategy was based in the procedure of analysis collection regarding a sample and consequently the continuous of apprenticeship evolutionary process of the student. Data obtained were complemented by an inquiry - pedagogical exercise - made to trumpet teachers with the purpose of exploring different methodologies and results, linked to the apprenticeship using memory stimulation, as well as techniques and strategies already taught. According to the obtained results, it is revealed that the procedure and memorization techniques encourage the memory, incite the development and the musical learning, noticing the memory contribution as operational teaching tool and musical evolution of the student. With this sample, the developed work provided the creation of the methodology for evolution and action, that can be applied in different cases, samples and contexts, in the pursuit of knew knowledge. The knowledge evolution is established from the transaction of knowledge, so, the methodology created was intended to be extended and suitable to other possibilities as process of experimentation.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Música
URIhttps://hdl.handle.net/1822/57104
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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