Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/57099

TítuloLeituras solfejadas: a escolha de excertos do repertório instrumental como estratégia de motivação
Outro(s) título(s)Solved readings: the choice of excerpts from the instrumental repertoire as a motivational strategy
Autor(es)Correia, Analisa Almeida de Sousa
Orientador(es)Pipa, Luís Filipe Barbosa Loureiro
Palavras-chaveMotivação
Leitura musical
Solfejo
Repertório
Estratégias de aprendizagem
Motivation
Musical reading
Solfeggio
Repertoire
Learning strategies
Data2017
Resumo(s)Este Relatório de Estágio foi elaborado no âmbito da Intervenção Pedagógica Supervisionada, inserido no Mestrado em Ensino de Música da Universidade do Minho, tendo como objetivo principal recolher, organizar e expor a aplicação de um projeto desenvolvido nas aulas de Formação Musical do 9º ano de escolaridade, turma 3º ano Curso Básico de Instrumento da Escola Profissional de Música de Viana do Castelo, com intuito de fomentar estratégias consistentes para promover a motivação da leitura musical e assim impulsionar um processo de ensino/aprendizagem mais eficaz. A motivação é um tema estudado na aprendizagem e é cada vez mais valorizado. No ensino de música é igualmente uma temática que pode exercer extrema influência, uma vez que a aprendizagem musical é uma atividade muito exigente, principalmente em alunos do ensino especializado de música. Para desenvolver este projeto, pretendeu-se empregar como recurso pedagógico o repertório instrumental nas aulas de Formação Musical, desenvolvendo assim uma abordagem metodológica qualitativa, sustentada por um inquérito por questionário e por observação participante. Como a aprendizagem da leitura musical pressupõe o domínio de técnicas e a criação de uma empatia com este tipo de atividades, também se pressupõe que o aluno seja capaz de exercer um controlo sobre a tarefa da leitura musical e alcançar a sua significação. Deste modo nas atividades realizadas, foram abordados diferentes domínios cognitivos tendo em conta a caraterística da amostra, com intuito de promover o gosto pela leitura musical, tendo sido definido um conjunto de estratégias de intervenção que foram implementadas e, consequentemente, avaliadas, tentando sempre encontrar objetos de motivação e concludentemente maior desempenho. Através da presente investigação, tornou-se possível verificar que é exequível alterar o comportamento dos alunos face à leitura, mediante a utilização de estratégias motivadoras que apelem ao seu interesse por esta atividade.
This Internship Report was prepared within the scope of Supervised Pedagogical Intervention, inserted in the Master's Degree in Music Teaching at the University of Minho, with the main objective of collecting, organizing and exposing the application of a project developed in the Ear Training classes of the 9th grade of schooling, 3rd grade class in Basic Course of Instrument of the Vocational School of Music of Viana do Castelo, in order to sponsor the application of consistent strategies to promote the motivation of musical reading and thus to impel a more effective process of teaching / learning. Motivation is a topic studied within learning and is increasingly valued. In music teaching it is also a theme that can exert a strong influence, since musical learning is a very demanding activity, especially in students of professional music courses. In order to develop this project, it was intended to use as a pedagogical resource the instrumental repertoire in the Music Training classes, thus developing a qualitative methodological approach, supported by a questionnaire survey and participant observation. As the learning of musical reading presupposes the mastery of techniques and the creation of an empathy with such types of activities, it is also assumed that the student is able to exercise control over the task of musical reading and reach its meaning. In this way, in the activities carried out, different cognitive domains were approached taking into account the characteristic of the sample, in order to promote the taste for musical reading, having defined a set intervention strategies that were implemented and, consequently, evaluated, always trying to find objects of motivation and conclusively greater performance. Through the present investigation, it has become possible to verify that it is feasible to change students' behavior towards reading, through the use of motivating strategies that appeal to their interest in this activity.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Música
URIhttps://hdl.handle.net/1822/57099
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Analisa Almeida de Sousa Correia.pdf
Acesso restrito!
5,12 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID