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https://hdl.handle.net/1822/57030
Título: | Plano de comunicação de marketing de uma empresa de serviços: o caso da Animafest s.l.u. |
Outro(s) título(s): | Marketing communication plan of a service company: the case study of Animafest s.l.u. |
Autor(es): | Ribeiro, Maria Irene Vieira |
Orientador(es): | Pinho, José Carlos M. |
Palavras-chave: | Animafest Serviços Características dos serviços Plano de comunicação de marketing Canais de comunicação Services Characteristics of services Integrated marketing communication Communication channels |
Data: | 2018 |
Resumo(s): | Nos dias de hoje, é quase impensável manter e gerir uma empresa com sucesso
sem qualquer estratégia de marketing.
Essa estratégia de marketing pode ser refletida através da elaboração de um plano
de marketing ou apenas através da elaboração de um plano de comunicação integrada de
marketing, daí o tema e o motivo de elaboração deste relatório.
No entanto, antes da elaboração de qualquer tipo de plano de marketing, torna-se
essencial, numa primeira instância, caracterizar e classificar a empresa em questão de
acordo com o tipo de produto ou serviço que esta oferece. Torna-se ainda importante
conhecer bem as características daquilo que é a oferta da empresa. Tudo isto irá permitir
a elaboração de um plano de marketing muito mais específico e orientado, e
consequentemente, mais eficaz para a empresa em questão.
No caso das empresas de serviços, onde se inclui a Animafest, a elaboração de um
plano de comunicação integrada de marketing permitirá delinear uma estratégia
comunicativa que considere não só a própria estrutura da empresa, mas também as
barreiras que a empresa enfrenta devido às características do tipo de serviço que oferece.
A elaboração de esse mesmo plano permitirá contornar essas barreiras e alcançar os
objetivos da empresa de forma estruturada, consistente, delineada e mais eficazmente.
No entanto, a verdade é que muitas empresas, nomeadamente as empresas mais
pequenas, tal como ocorre na Animafest, muitas vezes não têm qualquer tipo de plano de
comunicação de marketing e isso, acaba por ter um impacto significativo em qualquer
tentativa de crescimento ou desenvolvimento futuro do negócio.
Assim sendo, a elaboração deste um plano de comunicação integrada de marketing
acaba por ser uma ferramenta valiosa, principalmente numa empresa de pequena
dimensão, onde, muitas vezes, se verifica uma comunicação de marketing quase
inexistente ou desorganizada e inconsistente. Nowadays, it is almost unthinkable to maintain and run successfully a business without any marketing strategy. This marketing strategy can be evinced through the elaboration of a marketing plan or just through the elaboration of an integrated marketing communication plan, therefore the theme and reason for elaborating this report. However, before elaborating any kind of marketing plan, it is essential, in a first stage, to characterize and classify the company we are talking about according to the type of product or service she offers. It is also important to know well the characteristics of the company offer´s. All of this will help to elaborate a much more specific and orientated marketing plan, that will be consequently, much more effective to the company. In the case of service companies, in which Animafest is included, the elaboration of an integrated marketing communication plan will allow the development of a communicative strategic that will consider not only the company structure itself, but also the barriers that the company faces due to the kind of service that it offers. The elaboration of this plan will allow to go around these barriers and achieve the goals of the company in a more structured, consistent, outlined and more effective way. However, the truth is that many companies, particularly small companies, such as Animafest, often do not have any kind of marketing communication plan and this ends up having a significant impact on any attempt of growth or future development of the business. Thus, the development of an integrated marketing communication plan turns out to be a valuable tool, especially in a small company, where marketing communications are almost non-existent or disorganized and inconsistent. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Negócios Internacionais |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/57030 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado EEG - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Relato_rio+de+Esta_gio+Irene+Ribeiro.pdf Acesso restrito! | 4,24 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |