Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/57030

TítuloPlano de comunicação de marketing de uma empresa de serviços: o caso da Animafest s.l.u.
Outro(s) título(s)Marketing communication plan of a service company: the case study of Animafest s.l.u.
Autor(es)Ribeiro, Maria Irene Vieira
Orientador(es)Pinho, José Carlos M.
Palavras-chaveAnimafest
Serviços
Características dos serviços
Plano de comunicação de marketing
Canais de comunicação
Services
Characteristics of services
Integrated marketing communication
Communication channels
Data2018
Resumo(s)Nos dias de hoje, é quase impensável manter e gerir uma empresa com sucesso sem qualquer estratégia de marketing. Essa estratégia de marketing pode ser refletida através da elaboração de um plano de marketing ou apenas através da elaboração de um plano de comunicação integrada de marketing, daí o tema e o motivo de elaboração deste relatório. No entanto, antes da elaboração de qualquer tipo de plano de marketing, torna-se essencial, numa primeira instância, caracterizar e classificar a empresa em questão de acordo com o tipo de produto ou serviço que esta oferece. Torna-se ainda importante conhecer bem as características daquilo que é a oferta da empresa. Tudo isto irá permitir a elaboração de um plano de marketing muito mais específico e orientado, e consequentemente, mais eficaz para a empresa em questão. No caso das empresas de serviços, onde se inclui a Animafest, a elaboração de um plano de comunicação integrada de marketing permitirá delinear uma estratégia comunicativa que considere não só a própria estrutura da empresa, mas também as barreiras que a empresa enfrenta devido às características do tipo de serviço que oferece. A elaboração de esse mesmo plano permitirá contornar essas barreiras e alcançar os objetivos da empresa de forma estruturada, consistente, delineada e mais eficazmente. No entanto, a verdade é que muitas empresas, nomeadamente as empresas mais pequenas, tal como ocorre na Animafest, muitas vezes não têm qualquer tipo de plano de comunicação de marketing e isso, acaba por ter um impacto significativo em qualquer tentativa de crescimento ou desenvolvimento futuro do negócio. Assim sendo, a elaboração deste um plano de comunicação integrada de marketing acaba por ser uma ferramenta valiosa, principalmente numa empresa de pequena dimensão, onde, muitas vezes, se verifica uma comunicação de marketing quase inexistente ou desorganizada e inconsistente.
Nowadays, it is almost unthinkable to maintain and run successfully a business without any marketing strategy. This marketing strategy can be evinced through the elaboration of a marketing plan or just through the elaboration of an integrated marketing communication plan, therefore the theme and reason for elaborating this report. However, before elaborating any kind of marketing plan, it is essential, in a first stage, to characterize and classify the company we are talking about according to the type of product or service she offers. It is also important to know well the characteristics of the company offer´s. All of this will help to elaborate a much more specific and orientated marketing plan, that will be consequently, much more effective to the company. In the case of service companies, in which Animafest is included, the elaboration of an integrated marketing communication plan will allow the development of a communicative strategic that will consider not only the company structure itself, but also the barriers that the company faces due to the kind of service that it offers. The elaboration of this plan will allow to go around these barriers and achieve the goals of the company in a more structured, consistent, outlined and more effective way. However, the truth is that many companies, particularly small companies, such as Animafest, often do not have any kind of marketing communication plan and this ends up having a significant impact on any attempt of growth or future development of the business. Thus, the development of an integrated marketing communication plan turns out to be a valuable tool, especially in a small company, where marketing communications are almost non-existent or disorganized and inconsistent.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Negócios Internacionais
URIhttps://hdl.handle.net/1822/57030
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
EEG - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relato_rio+de+Esta_gio+Irene+Ribeiro.pdf
Acesso restrito!
4,24 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID