Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/57024

TítuloComportamento de externalização em idade pré-escolar: acordo interobservadores e relação com competência social
Outro(s) título(s)Externalizing behaviour in pre-school age: agreement between informants and its relation with social competence
Autor(es)Severo, Camila Garcia Silva
Orientador(es)Martins, C.
Palavras-chaveComportamento de externalização
Acordo interobservadores
Competência social
Idade pré-escolar
Externalizing behavior
Inter-observer agreement
Social competence
Preschool age
Data2018
Resumo(s)É exigido da criança que aprenda uma série de novos comportamentos ao entrar em contato com outros ambientes, além do ambiente familiar, principalmente na idade pré-escolar. Com isso, a criança pode apresentar comportamentos que não sejam bem adaptados ao contexto e acabam por prejudicar seu desenvolvimento social. Esta investigação longitudinal teve como foco os comportamentos de externalização de crianças em idade pré-escolar. Concretamente pretendeu-se avaliar a concordância entre as perceções materna e da educadora e a avaliação de uma investigadora, bem como a relação entre comportamentos de externalização e a competência social. Participaram no estudo cinquenta crianças, da região norte de Portugal, com idade média de 55.04 meses (DP = 1.64), sendo 58% do sexo masculino. Para avaliar os comportamentos de externalização foram utilizadas as versões portuguesas do Child Behavior Checklist for Ages 1 ½-5 (CBCL 1 ½-5), Caregiver Teacher Report Form for Ages 1 ½-5 (CTRF 1 ½-5) e o Sistema de Cotação de Observação de Comportamentos (BSOS). Já a competência social foi avaliada através da versão portuguesa da Escala de Competência Social e de Avaliação do Comportamento (ECSAC-30). Encontraram-se acordos significativos entre os interobservadores e associações significativas entre comportamentos de externalização e competência social.
The child is required to learn several new behaviours when encountering other environments beyond his/her family, especially at preschool age. Therefore, the child can demonstrate behaviours that are not well adapted to the context and end up hampering their social development. This longitudinal research focused on the externalizing behaviours of preschool children. Specifically, it was intended to assess the agreement between maternal and preschool teacher’s perceptions and the evaluation of a researcher of child’s externalizing behaviours, as well as the relationship between the latter and and social competence. Fifty children, from the north of Portugal, with an average age of 55.04 months (SD = 1.64), 58% of the male, were enrolled in the study. To evaluate externalizing behaviours the Portuguese version of the Child Behavior Checklist for Ages 1½-5 (CBCL 1½-5), Caregiver Teacher Report Form for Ages 1½-5 (CTRF 1½-5) and the Behavioural Style Observational System (BSOS) were used. For the assessment of social competence scale the Portuguese version of the Social Competence and Behavior Evaluation in Children (ECSAC-30) was used. Significant agreements were found between informants and externalizing behaviours were found to be associated with and social competence.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Psicologia Aplicada
URIhttps://hdl.handle.net/1822/57024
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIPsi - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Camila Garcia Silva Severo.pdfDissertação de Mestrado650,06 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID