Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/57000

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSousa, Joana Raquel Fariapor
dc.contributor.authorPacheco, José Augustopor
dc.date.accessioned2018-11-19T09:47:48Z-
dc.date.available2018-11-19T09:47:48Z-
dc.date.issued2018-10-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/57000-
dc.description.abstractO presente artigo procura descrever a Avaliação Externa das Escolas em Portugal através de um breve enquadramento nas políticas educativas Europeias, numa lógica de reciprocidade entre os níveis nacional e transnacional, com o objetivo de refletir em torno das seguintes questões: A Avaliação Externa das Escolas promove a qualidade educativa? Que efeitos produz a Avaliação Externa das Escolas nas práticas docentes? Se, por um lado, existem vários estudos que destacam o facto de a Avaliação Externa das Escolas promover uma abordagem transformadora e formativa nas práticas escolares, através de consequências mais ou menos diretas, por outro, há estudos que clarificam que esses efeitos se refletem com pouca profundidade na realidade pedagógica. É neste contexto ambíguo que se pretende aprofundar a reflexão sobre a Avaliação Externa das Escolas e respetivos efeitos nas práticas escolares, nomeadamente, nas dimensões curricular e pedagógica, recorrendo às conclusões de vários estudos nacionais e internacionais para aprofundar a discussão.por
dc.description.abstractThis article aims to describe the External Evaluation of Schools in Portugal through a brief framework of this system based on the guidelines of the European educational policies, in a logic of reciprocity between the national and transnational level, with the purpose of reflecting around the questions: Does the External Evaluation of Schools promote educational quality? What effects does the External Evaluation of Schools have on teaching practices? If, on the one hand, there are some studies that highlight the fact that the External Evaluation of Schools promotes a transformative and formative approach to the school practices through more or less direct consequences, on the other, there are studies that clarify that these effects reflected with shallow depth in the pedagogical reality. It is in this ambiguous context that is intended to deepen the reflection around the External Evaluation of Schools and their effects on school practices, namely, in the curricular and pedagogical dimensions, drawing on the conclusions of several national and international studies to increase the discussion.por
dc.description.sponsorshipEste trabalho é financiado pelo CIEd - Centro de Investigação em Educação, projetos UID/CED/1661/2013 e UID/CED/1661/2016, Instituto de Educação, Universidade do Minho (Portugal), através de fundos nacionais da FCT/MCTES-PT.por
dc.description.sponsorshipApoio da Bolsa de Doutoramento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (SFRH/ BD/93389/2013).por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Maria (UFSM)por
dc.relationSFRH/ BD/93389/2013por
dc.relationUID/CED/1661/2013por
dc.relationUID/CED/1661/2016por
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/por
dc.subjectAvaliação externa das escolaspor
dc.subjectAccountabilitypor
dc.subjectResponsabilidadepor
dc.subjectEfeitospor
dc.titleA ambivalência dos efeitos da avaliação externa das escolas nas práticas escolarespor
dc.title.alternativeThe ambivalence of the external evaluation of schools effects in the school practicespor
dc.typearticle-
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttp://dx.doi.org/10.5902/1984686X33039por
oaire.citationStartPage833por
oaire.citationEndPage848por
oaire.citationIssue63por
oaire.citationVolume31por
dc.identifier.eissn1984-686Xpor
dc.identifier.doi10.5902/1984686X33039por
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
dc.description.publicationversioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
sdum.journalRevista Educação Especialpor
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Artigo. Sousa& Pacheco.2018.pdf548,83 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID