Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/56583

TitleFormar e capacitar para a prática da ciência aberta: o contributo do projeto FOSTER Plus
Author(s)Correia, Maria Antónia
Rodrigues, Eloy
Carvalho, José
KeywordsFormação
Capacitação
Ciência Aberta
Acesso Aberto
Dados de investigação
Issue date3-Oct-2018
Abstract(s)A falta de conhecimentos e competências relativas à ciência aberta tem vindo a ser identificada como um dos principais obstáculos à sua adoção generalizada pela comunidade académica e científica. Por isso, a formação e capacitação dos investigadores e outros intervenientes nos processos de investigação é considerada com uma componente chave para o sucesso da ciência aberta. Nesta comunicação, apresenta-se o trabalho desenvolvido pelo projeto FOSTER Plus, uma iniciativa europeia com o objetivo de promover, através de formação e disseminação, o conhecimento e as práticas de Acesso Aberto, Dados Abertos e Ciência Aberta, junto de todos os participantes do Espaço Europeu de Investigação (EEI). Serão destacados três dos principais resultados do projeto. Em primeiro lugar o Open Science Toolkit, que reúne conteúdos de nível básico e intermédio, exemplos práticos de três áreas disciplinares e questionários de avaliação, que permitem obter, de uma forma simples e sucinta, os conhecimentos e competências fundamentais da ciência aberta. Em segundo lugar, o Open Science Training Handbook que é um recurso educacional orientado para o ensino prático, focado na ciência aberta. Reunindo métodos, técnicas e práticas, o manual visa apoiar os formadores a transmitir o conhecimento sobre os princípios da ciência aberta, instruindo-os e inspirando-os a criar ações de formação envolventes e de alta qualidade. E finalmente a rede de formadores FOSTER, criada a partir do Trainers Bootcamp, que acompanha, apoia e incentiva os formadores formados pelo projeto, a realizar ações de formação para a suas comunidades e instituições.
TypeOral presentation
DescriptionComunicação oral realizada na "9.ª Conferência Luso-Brasileira sobre Acesso Aberto", Lisboa, Portugal, 02-04 outubro de 2018.
URIhttp://hdl.handle.net/1822/56583
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:SDUM - Comunicações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CONFOA2018_Comunicacao_FOSTERPlus_vfinal_RI.pdf825,4 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID