Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/5655

TítuloA WebQuest na sala de aula de Matemática: um estudo sobre a aprendizagem dos “Lugares Geométricos” por alunos do 8º ano
Autor(es)Cruz, Ivete
Orientador(es)Carvalho, Ana Amélia Costa Conceição Amorim Soares
Almeida, Conceição
Data4-Jul-2006
Resumo(s)Este estudo descreve uma experiência que envolveu a aplicação de uma WebQuest, criada e desenvolvida pela investigadora, relacionada com a unidade “Lugares Geométricos” do programa do 8º ano de escolaridade, tendo como personagem principal o Harry Potter. Esta WebQuest, de longa duração, foi elaborada com o objectivo de aquisição e aplicação dos conhecimentos desta unidade, implicando que cada díade fizesse o seu portefólio com as actividades propostas ao longo das sessões. Os objectivos deste estudo centraram-se em: (a) analisar, na perspectiva do aluno e na da professora, as motivações para aprender no ambiente tecnológico com recurso à WebQuest; (b) verificar se e como se processam as relações de cooperação e de colaboração entre os elementos; (c) identificar se, como, quando e porquê as atitudes mudam ao longo da actividade e (d) verificar se a WebQuest fomenta a motivação e o gosto pela disciplina e se vai de encontro às expectativas e gostos dos alunos. Tendo em consideração os objectivos do estudo optou-se por desenvolver um estudo de caso. Para a recolha de dados utilizaram-se os instrumentos: guião de observação das sessões, questionários e entrevistas semi-estruturadas. Foram também analisados os portefólios elaborados pelos alunos, bem como as observações e reflexões produzidas pela investigadora durante e após cada sessão. De acordo com a opinião dos alunos e da professora, esta WebQuest foi considerada eficiente, divertida e interessante tendo permitido a resolução das Tarefas de forma autónoma e ao ritmo de cada um e estimulado os alunos para a aprendizagem. Os principais factores motivacionais para a sua resolução foram a estrutura da WebQuest, o enredo da história, as Tarefas propostas, os recursos disponíveis na Web e ainda o facto de ter sido resolvida por díades. Durante a realização da WebQuest os alunos estabeleceram relações de partilha e cooperação dentro de cada díade e com a professora da turma e de colaboração entre outras díades e no grupo turma. Ao longo do processo de resolução da WebQuest observaram-se diferentes atitudes nos alunos que foram desde a dificuldade de concentração e compreensão das actividades a realizar, na fase inicial, até uma compreensão global dos objectivos, demonstração de independência e autonomia na realização das Tarefas. A WebQuest, na opinião dos alunos e da docente, enquanto estratégia de ensino-aprendizagem, fomentou a motivação para a realização das actividades, facilitou a compreensão e a aprendizagem dos conceitos e implicou a motivação nos alunos para a disciplina de Matemática, superando as expectativas de alguns alunos e indo ao encontro das dos restantes e da professora.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação Mestre em Educação
URIhttps://hdl.handle.net/1822/5655
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
biblg+anexos.pdf149,5 kBAdobe PDFVer/Abrir
cap4.pdf938,72 kBAdobe PDFVer/Abrir
capa+indice.pdf68,92 kBAdobe PDFVer/Abrir
caps1-3.pdf9,08 MBAdobe PDFVer/Abrir
caps5-6.pdf1,89 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID