Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/5655
Título: | A WebQuest na sala de aula de Matemática: um estudo sobre a aprendizagem dos “Lugares Geométricos” por alunos do 8º ano |
Autor(es): | Cruz, Ivete |
Orientador(es): | Carvalho, Ana Amélia Costa Conceição Amorim Soares Almeida, Conceição |
Data: | 4-Jul-2006 |
Resumo(s): | Este estudo descreve uma experiência que envolveu a aplicação de uma WebQuest, criada e desenvolvida pela investigadora, relacionada com a unidade “Lugares Geométricos” do programa do 8º ano de escolaridade, tendo como personagem principal o Harry Potter. Esta WebQuest, de longa duração, foi elaborada com o objectivo de aquisição e aplicação dos conhecimentos desta unidade, implicando que cada díade fizesse o seu portefólio com as actividades propostas ao longo das sessões. Os objectivos deste estudo centraram-se em: (a) analisar, na perspectiva do aluno e na da professora, as motivações para aprender no ambiente tecnológico com recurso à WebQuest; (b) verificar se e como se processam as relações de cooperação e de colaboração entre os elementos; (c) identificar se, como, quando e porquê as atitudes mudam ao longo da actividade e (d) verificar se a WebQuest fomenta a motivação e o gosto pela disciplina e se vai de encontro às expectativas e gostos dos alunos. Tendo em consideração os objectivos do estudo optou-se por desenvolver um estudo de caso. Para a recolha de dados utilizaram-se os instrumentos: guião de observação das sessões, questionários e entrevistas semi-estruturadas. Foram também analisados os portefólios elaborados pelos alunos, bem como as observações e reflexões produzidas pela investigadora durante e após cada sessão. De acordo com a opinião dos alunos e da professora, esta WebQuest foi considerada eficiente, divertida e interessante tendo permitido a resolução das Tarefas de forma autónoma e ao ritmo de cada um e estimulado os alunos para a aprendizagem. Os principais factores motivacionais para a sua resolução foram a estrutura da WebQuest, o enredo da história, as Tarefas propostas, os recursos disponíveis na Web e ainda o facto de ter sido resolvida por díades. Durante a realização da WebQuest os alunos estabeleceram relações de partilha e cooperação dentro de cada díade e com a professora da turma e de colaboração entre outras díades e no grupo turma. Ao longo do processo de resolução da WebQuest observaram-se diferentes atitudes nos alunos que foram desde a dificuldade de concentração e compreensão das actividades a realizar, na fase inicial, até uma compreensão global dos objectivos, demonstração de independência e autonomia na realização das Tarefas. A WebQuest, na opinião dos alunos e da docente, enquanto estratégia de ensino-aprendizagem, fomentou a motivação para a realização das actividades, facilitou a compreensão e a aprendizagem dos conceitos e implicou a motivação nos alunos para a disciplina de Matemática, superando as expectativas de alguns alunos e indo ao encontro das dos restantes e da professora. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação Mestre em Educação |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/5655 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
biblg+anexos.pdf | 149,5 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
cap4.pdf | 938,72 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
capa+indice.pdf | 68,92 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
caps1-3.pdf | 9,08 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
caps5-6.pdf | 1,89 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |