Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/56520

TitleUma contribuição para a melhoria contínua de uma estratégia de armazenamento e abastecimento em ambiente industrial
Author(s)Peixoto, Bárbara Sofia da Silva
Advisor(s)Telhada, José
KeywordsLogística interna
Gestão do armazenamento
Fluxo de material
Melhoria contínua
Internal logistics
Storage management
Material flow
Continuous improvement
Issue date2018
Abstract(s)O presente projeto de dissertação, desenvolvido no âmbito do Mestrado em Engenharia de Sistemas, da Universidade do Minho teve como principal objetivo a melhoria de processos logísticos do armazém de matéria-prima da empresa Bosch Car Multimedia Portugal, S.A., em Braga. Este projeto surge como consequência da previsão de crescimento nos próximos anos, com impacto direto na logística interna da empresa. Desta forma, torna-se imperativa a necessidade de rever os conceitos e os processos no armazém, a fim de garantir níveis de serviço elevados. A metodologia de investigação usada nesta dissertação foi a investigação-ação, iniciada com o diagnóstico da situação atual da área em estudo, ou seja, na análise dos processos de abastecimento e armazenamento associados ao armazém. Como consequência desta análise, foram identificados problemas de subocupação do espaço disponível, flexibilidade reduzida na sua utilização, falta de visibilidade no fluxo de informação, congestionamento do fluxo de materiais e excesso de manuseamento dos materiais. De modo a reduzir ou eliminar estes problemas, foram propostas e implementadas algumas ações de melhoria. Neste âmbito, destacam-se as propostas relativas à alteração da política de armazenamento e à utilização de um Logistic Service Provider (LSP) para as atividades logísticas de receção, embalamento e armazenamento de placas. Em particular, a implementação de uma política de armazenamento aleatória permitiu obter um aumento de 30% na ocupação do armazém, resultando numa ocupação final de 86% bem como numa melhor otimização do espaço e numa maior flexibilidade face ao crescimento que se prevê. A utilização de um LSP permite libertar, em média, 658 posições, o correspondente a 6% da capacidade total do armazém. Complementarmente, a receção de todo o material elétrico num local estratégico da empresa, próximo do armazém, tem impacto positivo no transporte do material, verificando-se uma redução de mais de 86% na distância média interna percorrida.
The current dissertation project, developed within the scope of the Integrated Master’s in Systems Engineering of the University of Minho, had as main objective the logistic processes’ improvement in the raw-material warehouse of Bosch Car Multimedia Portugal, S.A. Logistics department, located in Braga. This project arises because of the growth forecast for the next years, with a direct impact in the company internal logistics. Thereby, the necessity of reviewing the concepts and the warehouse processes becomes imperative to ensure high service levels. The investigation methodology used in this dissertation was Action-Research, started with a diagnosis of the study area current situation, more specifically, with the analysis of the supply and storage processes related to the warehouse. Because of this analysis, the following problems were identified: warehouse under-occupancy, lack of flexibility in its use, reduced visibility in the information flow, material flow congestion and materials over-handling. In order to reduce or eliminate these problems, some improvement actions were proposed and implemented. In this scope, the proposals regarding the change of the storage policy and the use of a Logistic Service Provider (LSP) for the logistics activities of incoming, packing and storage are highlighted. In particular, the implementation of a random storage policy allowed an increase of 30% in the warehouse occupancy, resulting in a final occupancy of 86%, as well as a better optimization of space and larger flexibility against the expected growth. The use of an LSP allows releasing an average of 658 positions in the warehouse, corresponding to 6% of its total capacity. Additionally, the incoming of all electrical material in a strategic location of the company, near the warehouse, has a positive impact on material transportation, with a reduction larger than 86% in the average distance traveled internally.
TypeMaster thesis
DescriptionDissertação de mestrado em Engenharia de Sistemas
URIhttp://hdl.handle.net/1822/56520
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado
DPS - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_Bárbara+Peixoto_MES.pdf4,72 MBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID