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https://hdl.handle.net/1822/56264
Título: | Ação tutorial: prática de educação inclusiva ou de educação compensatória? |
Autor(es): | Silva, Manuel António Gomes, Carlos Alberto Rodrigues, Júlia |
Data: | 12-Jul-2018 |
Resumo(s): | O texto que apresentamos é um produto emergente no âmbito do projeto “Locais Educadores: práticas, vozes e percursos de educação inclusiva” (EDUPLACES), financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), e acolhido pelo Centro de Investigação em Educação (CIEd) da Universidade do Minho. Este projeto está em curso desde junho de 2016, e propõe-se contribuir para a compreensão de fatores que permitam questionar e superar os problemas do insucesso e abandono escolares, através, sobretudo, da análise de práticas socioeducativas inclusivas construídas localmente. Trata-se de um estudo em onze contextos e quatro municípios portugueses, desenvolvido em três fases/anos, por uma equipa de quinze investigadores. Em cada contexto estuda-se uma ‘prática socioeducativa inclusiva’, desenvolvida no âmbito de dois programas nacionais direcionados para a inclusão social e para a superação do insucesso e abandono escolares. Este projeto integra investigadores da Universidade do Minho (CIEd, coordenação), Universidade do Algarve (CIEO), Universidade do Porto (CIIE) e Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (CETRAD). A prática socioeducativa que iremos apresentar nesta comunicação designa-se por Ação Tutorial e é dirigida a aluno(a)s que, ao longo do seu percurso escolar, têm uma história de baixos resultados a várias disciplinas (alguns com várias retenções), assumindo a forma de apoio escolar específico (através de professores destacados para o efeito), trabalho no domínio da assiduidade e do comportamento em contexto de sala de aula e com famílias. Estas últimas dimensões são trabalhadas através de um Gabinete de Mediação e Orientação Escolar que, para além de participar no processo de avaliação das situações educativas, também participa na resolução de algumas delas. Um dos objetivos centrais do projeto é observar e analisar as práticas em ‘contextos de ação concretos’, procurando perceber de que modo os atores tentam superar os problemas educativos com que se confrontam, os seus êxitos e as suas incapacidades, procurando mobilizar novos e velhos modos sociológicos de analisar e interpretar as práticas escolares inscritas na ‘ação tutorial,’ convocando nomeadamente as teorias da reprodução social e cultural, contributos da ‘nova sociologia da educação’ na análise e problematização de determinados processos escolares, até à crítica sociológica e política das explicações centradas num pressuposto défice sócio cultural e linguístico dos alunos provenientes de classes populares e de determinados grupos étnicos, cuja superação implicaria o recurso a uma educação e a uma pedagogia ditas compensatórias. |
Tipo: | Comunicação oral |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/56264 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
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