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https://hdl.handle.net/1822/56227
Título: | Um sistema gamificado para aprendizagem da gramática em Português Língua Estrangeira-Língua Segunda: os pronomes clíticos |
Autor(es): | Sousa, Maria Manuela Lopes Alves de |
Orientador(es): | Barbosa, Pilar Simões, Jorge |
Palavras-chave: | Ensino-aprendizagem de língua estrangeira/língua segunda Cognitivismo Complexidade Estrutura não linear Aprendizagem mediada por computador Gamificação Foreign language-second language teaching and learning Cognitivism Complexity Nonlinear structure Computer-mediated learning Gamification |
Data: | 2017 |
Resumo(s): | Forças geopolíticas diversas e a atual conjuntura socioeconómica internacional têm gerado um
interesse crescente pela aprendizagem do Português como língua estrangeira/língua segunda.
Perante esta realidade, emerge a necessidade de produção de materiais para o seu ensino,
adequados aos tempos modernos, em consonância com o conhecimento produzido pela
investigação em Aquisição de Segundas Línguas, e promotores do sucesso na aprendizagem. As
Tecnologias da Informação e Comunicação, no seu estado atual de desenvolvimento, têm um
potencial, como facilitadores da aprendizagem das línguas, que nunca antes existiu, permanecendo,
porém, inexplorado. O conceito de gamificação, que tem vindo recentemente a ser desenvolvido,
poderá ser uma peça-chave na transformação do ensino da gramática das línguas, maximizando as
potencialidades da tecnologia. Carece, no entanto, de experimentação cientificamente
acompanhada e, para tal, é necessária a existência de um protótipo. Neste trabalho, construiu-se
um modelo operacionalizável para a produção de “um sistema gamificado” para aprendizagem da
gramática em Português Língua Estrangeira/Língua Segunda, exemplificado num subsistema dos
pronomes clíticos do português europeu. O processo de experimentação, que deverá seguir-se,
proporcionará oportunidades de reflexão mais aprofundada sobre o potencial das tecnologias no
ensino-aprendizagem das línguas. Diverse geopolitical forces and the current international socioeconomic conjuncture have generated a growing interest in learning Portuguese as a foreign/second language. Faced with this reality, the need to produce materials for teaching, appropriate to modern times, in line with the knowledge produced by research in Second Language Acquisition, and promoters of success in learning emerges. Information and Communication Technologies, in their current state of development, have a potential, as facilitators of language learning, that has never existed before, but that remains unexplored. The concept of gamification, which has recently been developed, may be a key element in the transformation of language grammar teaching, maximizing the potential of technology. It lacks, however, scientifically accompanied experimentation and, for this, the existence of a prototype is necessary. In this work, it was constructed an operable model for the production of a "gamified system" for learning grammar in Portuguese foreign language / second language, exemplified in a subsystem of European Portuguese clitic pronouns. The process of experimentation, which should be followed, will provide opportunities for further reflection on the potential of technologies on language teaching and learning. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Português Língua Não Materna (PLNM) – Língua Estrangeira(PLE)/Português Língua Segunda(PL2) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/56227 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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