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https://hdl.handle.net/1822/56214
Título: | O novo Acordo Ortográfico e a sua abordagem no ensino profissional: relatório de atividade profissional |
Autor(es): | Soares, Ana Margarida Rei |
Orientador(es): | Mendes, Maria do Carmo Pinheiro e Silva Cardoso |
Data: | 2018 |
Resumo(s): | No presente relatório de atividade profissional é feita uma reflexão sobre as
experiências e as dificuldades sentidas aquando da abordagem do Novo Acordo Ortográfico
no ensino profissional.
Tendo como ponto de partida a minha experiência profissional e atendendo às
dificuldades demonstradas por parte dos alunos, face ao Novo Acordo Ortográfico, é
pertinente usar diferentes técnicas e metodologias para que a sua abordagem seja útil e
acessível ao nível do conhecimento dos alunos.
Assim, numa fase inicial do relatório traço o meu percurso profissional com uma
descrição da escola onde leciono, da sua missão, e faço uma descrição do perfil
socioeconómico dos alunos.
A segunda parte destina-se à apresentação teórica, começando por uma
contextualização e uma descrição do Novo Acordo Ortográfico, focando as alterações que
daqui advêm e os elementos que se mantiveram, bem como as metodologias e técnicas usadas
para a sua lecionação.
Por fim, a última parte consiste numa reflexão sobre os principais desafios e
dificuldades encontrados em contexto de formação. In this report of my professional activity, a reflection is made about the experiences and difficulties felt when approaching the New Orthographic Agreement in professional and vocational education. Considering my professional experience and the difficulties shown by the students dealing with the New Orthographic Agreement, it is relevant to use and discover different techniques and methods, so that the approach will be more useful and accessible to the students’ level of knowledge. Therefore, in an initial stage of this work, I draw my professional course, with a description of the school where I am teaching and its mission. Moreover, I will proceed to a characterization of the social and economic profile of the students. The second part of the work is related with the theoretical presentation, starting with a contextualization and description of the New Orthographic Agreement. This focuses on both the changes and elements that were maintained in the process. There is also an analysis to the methodologies and techniques used in the teaching of this subject. Finally, the last part regards a critical reflection about the main challenges and difficulties experienced in the teaching process. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Teoria da Literatura e Literaturas Lusófonas |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/56214 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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