Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/56214

TítuloO novo Acordo Ortográfico e a sua abordagem no ensino profissional: relatório de atividade profissional
Autor(es)Soares, Ana Margarida Rei
Orientador(es)Mendes, Maria do Carmo Pinheiro e Silva Cardoso
Data2018
Resumo(s)No presente relatório de atividade profissional é feita uma reflexão sobre as experiências e as dificuldades sentidas aquando da abordagem do Novo Acordo Ortográfico no ensino profissional. Tendo como ponto de partida a minha experiência profissional e atendendo às dificuldades demonstradas por parte dos alunos, face ao Novo Acordo Ortográfico, é pertinente usar diferentes técnicas e metodologias para que a sua abordagem seja útil e acessível ao nível do conhecimento dos alunos. Assim, numa fase inicial do relatório traço o meu percurso profissional com uma descrição da escola onde leciono, da sua missão, e faço uma descrição do perfil socioeconómico dos alunos. A segunda parte destina-se à apresentação teórica, começando por uma contextualização e uma descrição do Novo Acordo Ortográfico, focando as alterações que daqui advêm e os elementos que se mantiveram, bem como as metodologias e técnicas usadas para a sua lecionação. Por fim, a última parte consiste numa reflexão sobre os principais desafios e dificuldades encontrados em contexto de formação.
In this report of my professional activity, a reflection is made about the experiences and difficulties felt when approaching the New Orthographic Agreement in professional and vocational education. Considering my professional experience and the difficulties shown by the students dealing with the New Orthographic Agreement, it is relevant to use and discover different techniques and methods, so that the approach will be more useful and accessible to the students’ level of knowledge. Therefore, in an initial stage of this work, I draw my professional course, with a description of the school where I am teaching and its mission. Moreover, I will proceed to a characterization of the social and economic profile of the students. The second part of the work is related with the theoretical presentation, starting with a contextualization and description of the New Orthographic Agreement. This focuses on both the changes and elements that were maintained in the process. There is also an analysis to the methodologies and techniques used in the teaching of this subject. Finally, the last part regards a critical reflection about the main challenges and difficulties experienced in the teaching process.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Teoria da Literatura e Literaturas Lusófonas
URIhttps://hdl.handle.net/1822/56214
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Ana Margarida Rei Soares.pdf
Acesso restrito!
4,03 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID