Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/56177

TítuloLes Misérables e a sua reapropriação no cinema contemporâneo: modelos heróicos e o esquema narrativo da perseguição
Outro(s) título(s)Les Misérables and its reappropriation in contemporary film: heroic models and the narrative scheme of pursuit
Autor(es)Neto, David Águeda Marujo Afonso
Orientador(es)Sousa, Sérgio Guimarães de
Álvares, Cristina
Palavras-chaveLes Misérables
Desejo mimético
Perseguição
Adaptação
Apropriação
Mimetic desire
Pursuit
Adaptation
Apropriation
Data2016
Resumo(s)Encontramos em Les Misérables um magnum opus que reúne variadas características que fazem do livro um retrato exímio da precariedade social francesa do período de Restauração pós-revolucionário, um conto solene sobre a redenção e religiosidade humanas, uma história de amor que resiste às adversidades socioeconómicas que o corrompem, um romance intemporal cuja importância cultural perdura e influencia muitas outras criações. Da sua leitura e estudo surgiram inúmeros comentários, discussões, apreciações e adaptações. Para mostrar a relevância histórica e contemporânea do romance, abordamos na primeira parte desta dissertação as personagens do livro, com particular destaque para a dupla de protagonistas, Jean Valjean e o inspector Javert, falando da aproximação mimética entre estes duplos invertidos, e analisamos também o esquema da perseguição no romance. Na 2ª parte desta tese foram escolhidos e analisados três exemplos de adaptações fílmicas recentes, de três géneros diferentes. O primeiro, uma reapropriação transficcional realizada por Claude Lelouche, Les Misérables (1995), que apropria a história de Hugo e a reconta num cenário da 2ª Guerra Mundial. Seguidamente abordamos o filme de Billie August, Les Misérables (1998), decompondo este trabalho de adaptação mais linear para um filme de época de grande orçamento - a visão de Hollywood do romance de Hugo. Para finalizar, escolhemos fazer uma comparação intermedial entre Les Misérables e O Fugitivo (1993), filme de Andrew Davis, analisado figuras, motivos e esquemas narrativos semelhantes ao nível da perseguição.
We find in Les Misérables a magnanimous work that gathers diferent characteristics that make the book an absolute portrait of the french precariousness over the post revolutionary period of the Restauration, a solemn tale about human redemption e religiousness, a love story that resists the social and economic hardships that corrupt it, a timeless novel whose cultural importance still lasts and influences many other creations. Many coments, discussions, assessments and adaptations have appeared from its reading and study. To prove the historical and contemporary relevance of the novel, we approach in the first part of this dissertation the characters of the book, with particular emphasis on the protagonist duo, Jean Valjean and the inspector Javert, discussing the mimetic approach of these inverted doubles, as we also analyze the scheme of pursuit in the novel. In the second section of this thesis three examples of recent film adaptations were chosen and analyzed, of three different types, firstly a transfictional reapropriation directed by Claude Lelouche, Les Misérables (1995), that appropriates Hugo’s story and recounts it in a World War II background. We then discuss Billie August’s film Les Misérables (1998), dissecting this work of a more linear adaptation, into a big budget movie, Hollywood’s take on Hugo’s novel. Lastly we chose to make a intermedial comparison between Les Misérables and The Fugitive (1993), a film by Andrew Davis, analyzing similar figures, motifs and narrative schemes regarding the pursuit.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Mediação Cultural e Literária (área de especialização em Estudos em Cinema e Literatura)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/56177
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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