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TitleEficácia da consulta psicológica vocacional em escolas de Vila Nova Famalicão
Other titlesEfficacy of career counseling in schools of Vila Nova de Famalicão
Author(s)Machado, Maria Teresa de Sousa
Advisor(s)Taveira, Maria do Céu
KeywordsCarreira
Adaptabilidade de carreira
Intervenção vocacional
Eficácia
Career
Career adaptability
Career intervention
Efficacy
Issue date2018
Abstract(s)A consulta psicológica vocacional em grupo é um dos tipos de intervenção vocacional mais utilizados e também das mais eficazes, possibilitando que os clientes partilhem as suas experiências e aprendam com os colegas, potencializando o raciocínio, a autodescoberta, a criação de significados e a tomada de decisão. Neste estudo, quase-experimental, testou-se a eficácia de um programa naquela modalidade, designado “Eu Pertenço ao Meu Futuro!”, na qual participaram um grupo de intervenção e um grupo comparativo, tendo sido realizado um pré e um pós-teste, com intervalo de seis semanas. Para o efeito, utilizaram-se as medidas de preocupação, controlo, confiança e curiosidade da Escala sobre Adaptabilidade. Participaram 438 alunos do 9º ano, de ambos os sexos (57.1% raparigas), com idades entre 13 e 17 anos (M=14.37, DP=.73), a frequentarem escolas de Vila Nova de Famalicão. Destes, 370 (84.5%) pertencem ao grupo de intervenção e os restantes 68 (15.5%) ao grupo comparativo. Os resultados de testes t para amostras independentes e emparelhadas, indicam um efeito positivo dos fatores grupo e tempo na adaptabilidade. Este estudo contribuiu para o conhecimento sobre o impacto das intervenções de carreira e teve implicações práticas para a conceção de serviços de apoio para jovens que enfrentam decisões vocacionais.
Group career counseling is one the most efficacious and widely used modalities of career intervention, enabling clients to share their experiences and learn from colleagues, empowering reasoning, self-discovery, meaning-making, and decision-making. In this quasi-experimental study, we tested a program in that modality, entitled "I Belong to My Future!", with one intervention group and one comparative group, and with pre-test and post-test assessments, within six weeks. For this purpose, we used the measures of concern, control, confidence and curiosity from the Career Adapt-Abilities Scale. Participants were 438 9th grade students (57.1% girls), aged 13 to 17 years (M=14.37, SD=.73), attending Vila Nova de Famalicão municipality schools. From these, 370 (84.5%) students belong to the intervention group and the other 68 (15.5%) to the comparative group. The results of t tests for independent and paired samples indicate a positive effect of the group and time factors in the career adaptability. This study contributes to the knowledge about the impacts of career interventions and has practical implications for the design of support services for young people facing career decisions.
TypeMaster thesis
DescriptionDissertação de mestrado integrado em Psicologia
URIhttp://hdl.handle.net/1822/56041
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado Integrado

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