Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/56028

TítuloConceções e perceções de alunos de Ciências Naturais em relação a comportamentos alimentares saudáveis e respeitadores do ambiente
Outro(s) título(s)Conceptions and perceptions of Natural Sciences students in relation to healthy and environmentally friendly eating behaviours
Autor(es)Ferreira, Marisa Filipa Ribeiro
Orientador(es)Vilaça, Teresa
Palavras-chaveSustentabilidade ambiental
Alimentação saudável
Educação em ciências
Educação para a cidadania
Environmental sustainability
Healthy eating
Scienceeducation
Education for citizenship
Data2018
Resumo(s)Saúde, ambiente e alimentação são três conceitos que, interligados, contribuem para que os cidadãos tenham uma vida com qualidade. Torna-se por isso muito importante escolher bem os alimentos que farão parte da nossa alimentação, optando por aqueles que causam menor impacto no ambiente. É fundamental que as crianças e os jovens sejam educados para escolherem melhor o que devem consumir, assumindo a escola um papel primordial, uma vez que possui o ambiente e as condições indicadas para o estímulo de hábitos alimentares saudáveis e ambientalmente sustentáveis. Esta investigação visa conhecer quais as conceções e perceções de alunos de Ciências Naturais em relação a comportamentos alimentares saudáveis e respeitadores do ambiente. Neste sentido, realizou-se uma entrevista semiestruturada a uma amostra de conveniência de alunos de Ciências Naturais do 6º e 9º anos de escolaridade (n=20). A realização da mesma visou atingir os seguintes objetivos: i) caraterizar as conceções de alunos de 6º e 9º anos de escolaridade sobre alimentos biológicos; ii) caraterizar as conceções de alunos de 6º e 9º anos de escolaridade sobre os efeitos da alimentação na saúde individual; iii) averiguar as conceções de alunos de 6º e 9º anos de escolaridade sobre a relação entre a escolha dos alimentos e a sustentabilidade ambiental; iv) caraterizar as perceções de alunos de 6º e 9º anos de escolaridade sobre os comportamentos alimentares saudáveis e ecologicamente adequados na família; v) caraterizar as perceções de alunos de 6º e 9º anos de escolaridade sobre a sua participação em atividades de promoção da saúde e de sustentabilidade ambiental. Os resultados mostram que os entrevistados revelaram dificuldades em explicar de que forma a produção de alimentos pode afetar o meio ambiente. Muitas famílias dos alunos compram frutas e legumes no local que lhes é mais conveniente, não se preocupando com a saúde ou o meio ambiente e nem todos os alunos reconhecem a importância do consumo de frutas e legumes da época. Estes resultados revelam que a sociedade deve alterar os seus hábitos, consumindo alimentos saudáveis e amigos do ambiente, sendo a educação e a formação de professores e alunos os alicerces para o futuro das pessoas, do país e do planeta.
Health, environment and food are three concepts that, interconnected, contribute to citizens’quality of life. It is therefore very important to choose the foods that will be part of our diet, opting for those that cause less impact on the environment. It is crucial that children and young people be educated to better choose what they should consume, assuming that school has a primordial role, since it has the environment and the conditions indicated for stimulating healthy and environmentally sustainable eating habits. This research aims to know the conceptions and perceptions of students of Natural Sciences in relation to healthy and environmentally friendly eating behaviours. In this sense, a semi structured interview was conducted with a convenience sample of Natural Sciences students from the 6th and 9th grades (n = 20). The accomplishment of the same was aimed at achieving the following objectives: i) to characterize the conceptions of the 6th and 9th grade students on biological food; ii) to characterize the concepts of the 6th and 9th grade students about the effects of diet on individual health; iii) to investigate the conceptions of the 6th and 9th grade students about the relationship between food choice and environmental sustainability; iv) to characterize the perceptions of the 6th and 9th grade students about healthy and ecologically adequate food behaviours in the family; v) to characterize the perceptions of the 6th and 9th grade students about their participation in health promotion and environmental sustainability activities. The results showed that the interviewees revealed difficulties in explaining how food production can affect the environment. Many students' families buy fruits and vegetables at their convenient location, not worrying about health or the environment, and not all students recognize the importance of seasonal fresh fruit and vegetables. These results reveal that society must change its habits, adopting healthy and environmentally sustainable eating habits, being as education as training of teachers and students, the foundation to the country and people’s future.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Supervisão Pedagógica na Educação em Ciências)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/56028
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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