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TítuloPopularidade e poder de difusão das mensagens no Twitter: o caso do anúncio das eleições espanholas em 2016
Autor(es)Mourão, Marisa
Sá, Rita
Palavras-chaveEleições em Espanha
Popularidade
Difusão da mensagem
Twitter
Elections in Spain
Popularity
Diffusion of the message
Data2016
RevistaRevista Comunicando
CitaçãoMourão, M. & Sá, R. (2016). Popularidade e poder de difusão das mensagens no Twitter: o caso do anúncio das eleições espanholas em 2016. Revista Comunicando, 5(2), 36-63
Resumo(s)Com o surgimento dos social media, assistimos a uma mudança do ecossistema de comunicação política. Por isso, este estudo avalia a presença, a popularidade e a importância de diferentes atores na difusão de mensagens relativas ao anúncio da repetição de eleições em Espanha, no Twitter. Entre os 1268 atores, destacam-se os líderes do PSOE e o do PP, que transferem o seu capital simbólico para o digital, e cidadãos que se tornam populares pelas mensagens que partilham. Estes atores populares não são, contudo, os que mais promovem o fluxo de informação. Na difusão das mensagens destacam-se outros cidadãos e dois atores políticos. Os media não são centrais na difusão destas mensagens.
With the emergence of social media, a change of the political communication ecosystem has occurred. Therefore, this study evaluates the presence, popularity and importance of different actors in the dissemination of messages regarding the announcement of repeat elections in Spain, on Twitter. Among the 1268 actors, stand out leaders of the PSOE and the PP, who transfer their symbolic capital to the digital environment, and some citizens, who become popular as a result of the messages they share. However, these popular actors are not the most relevant when it comes to promote the flow of information. In the diffusion of messages stand out other citizens and two political actors. Media do not have a prominent place in the diffusion of these messages.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/55997
ISSN2182-4037
Versão da editorahttp://www.revistacomunicando.sopcom.pt/edicao/124
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CECS - Artigos em revistas nacionais / Articles in national journals

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