Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/55972

TitleEducação literária na família: uma proposta
Other titlesLiterary education in the family: a proposal
Author(s)Barros, Lúcia Maria Fernandes Rodrigues
Advisor(s)Azevedo, Fernando
Souza, Renata Junqueira de
Issue date8-May-2018
Abstract(s)Ao longo da última década tem-se verificado em Portugal uma clara aposta em programas e iniciativas governamentais que visam a formação de leitores, com o objetivo de elevar os níveis de literacia dos portugueses, combatendo fragilidades decorrentes da inexistência de hábitos de leitura. A par de tais iniciativas, assiste-se a uma proliferação editorial de livros para crianças, e a novas tendências na própria literatura para a infância, que, à semelhança da literatura canonizada, vem acompanhando as distintas transformações sociais. A questão que se encontra na origem do presente estudo prende-se com o facto de tais realidades e esforços não virem sendo acompanhados da necessária formação de mediadores de leitura, concretamente de professores e de pais, comprometendo a efetiva concretização dos objetivos emanados das diretrizes governamentais. Com efeito, projetos e estudos internacionais, e algumas práticas nacionais, ainda que muito pontuais, revelam que iniciativas de promoção da leitura junto das famílias se revestem de um considerável impacto ao nível da formação leitora. Na tentativa de ajudar a colmatar a lacuna ao nível da mediação leitora em Portugal e de melhor compreender o potencial da leitura literária em contexto familiar, desenvolvemos, ao longo de um ano letivo, na modalidade de estudo de caso, um programa de educação literária na família, com um grupo de pais de crianças do 2º ano do Ensino Básico, com idades compreendidas entre os 7 e os 8 anos. O programa materializou-se num conjunto de oito sessões temáticas emergentes de algumas das atuais tendências da literatura infantil, Património Popular, Representações da Família, História e Efemérides, Interculturalidade, Temas Difíceis, Ambiente, Arte e Clássicos Revisitados, sustentado por um corpus literário composto por vinte e cinco obras, que foram exploradas em ambiente familiar, com o auxílio de propostas de abordagem aos textos, concebidas especificamente para a implementação do programa. A análise de resultados, ainda que dentro das limitações inerentes ao estudo, permite concluir que o conhecimento de obras e de meios que ajudem os pais a criar contextos favoráveis de leitura em ambiente familiar, contribui significativamente para a formação leitora e cívica, quer de mediadores, quer de pequenos leitores, contribuindo ainda para o reforço de laços afetivos e para o significativo alargamento de práticas de literacia familiar, que por sua vez se vão repercutir ao nível da articulação entre a escola e a família: um conjunto de aspetos que encontra eco nos princípios da educação literária, permitindo, neste sentido, otimizar as diretrizes governamentais. Em síntese, a chave para a efetiva formação de leitores, numa perspetiva de exercício da cidadania e da democracia, reside num sério investimento na formação de mediadores de leitura.
Over the last decade, there has been in Portugal a clear commitment in government programmes and initiatives aimed at training readers, with the purpose of raising the literacy levels of the Portuguese people, fighting weaknesses that arise from a lack of reading habits. Simultaneously, we have seen an editorial proliferation of children’s books, and new trends in children’s literature itself, which, along the lines of canonized literature, has been following the different social transformations. The present study is founded on the fact that such realities and efforts have not been accompanied by the necessary training of reading mediators, teachers and parents specifically, jeopardizing the effective realization of the objectives emanating from governmental guidelines. Indeed, international projects and studies, and some national practices, although very scarce, reveal that initiatives that promote reading among families have a considerable impact in the training of readers. In an attempt to help fill the gap when it comes to reading mediation in Portugal and to better understand the potential of literary reading in a family context, we developed, throughout a school year, in the case study modality, a literary education programme in the family, with a group of parents of children of the 2nd year of Primary School, aged between 7 and 8 years old. The programme materialized itself in a set of eight thematic sessions emerging from some of the current tendencies in children's literature, Popular Heritage, Family Representations, History and Ephemerides, Interculturality, Difficult Themes, Environment, Art and Revisited Classics, supported by a proposal of an approach to the texts, conceived specifically for the implementation of the programme. The analysis of results, although within the limitations inherent to the study, allows to conclude that the knowledge of works and of means that help the parents to create favourable contexts of reading in a family environment, contributes significantly to the reading and civic education, for the mediators as well as for the little readers, contributing to the reinforcement of affective ties and to the significant extension of family literary practices, which in turn will be reflected in the articulation between the school and the family: a set of aspects that echoes in the principles of literary education, allowing, in this sense, to optimize governmental guidelines. In short, the key to achieve the effective training of readers, in a perspective of exercise of citizenship and democracy, resides in a serious investment in the training of reading mediators.
TypeDoctoral thesis
DescriptionTese de Doutoramento em Estudos da Criança (Especialidade em Literatura para a Infância)
URIhttp://hdl.handle.net/1822/55972
AccessEmbargoed access (3 Years)
Appears in Collections:BUM - Teses de Doutoramento
CIEC - Teses de Doutoramento

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